sábado, 23 de junho de 2012

TRÊS GRANDES NOMES DA NOSSA MÚSICA FAZEM A FESTA NO PRAIA SHOPPING MUSICAL: DODORA, ISAQUE E KRYSTAL!

 DODORA CARDOSO NO PRAIA SHOPPING MUSICAL DO SÃO JOÃO, ÀS 21 HORAS DESTE SÁBADO E AMANHÃ, A PARTIR DO MEIO DIA, NO VALE DO AÇU/RN, DODORA CANTA NO MEIO DA RUA, COM SANFONEIROS E GRANDE FORRÓ, A CONVITE DO PREFEITO IVAM JÚNIOR, ENCERRANDO-SE, PELAS 16:30 COM A PROCESSÃO.
ISAQUE GALVÃO ABRE O PROJETO PRAIA SHOPPING MUSICAL DO SÃO JOÃO, ÀS 18 HORAS!
VAI BOMBAR! 
 E A QUERIDA KRYSTAL TAMBÉM TRARÁ O SEU BRILHO AO PRAIA SHOPPING, INTERCALANDO PELAS 20:H O SEU BELO C ANTAR!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

BASTANTE PARTICIPATIVO O LANÇAMENTO DA REVISTA E DA PLAQUETE DA ALEJURN, NO ÚLTIMO DIA 14-06-2012.

 REVISTA DA ALEJURN EM SEU PRIMEIRO NÚMERO
 ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE, LANÇA O PRIMEIRO NÚMERO DE SUA REVISTA E A PLAQUETE COM OS ELOGIOS AOS PATRONOS.
 DR. ODÚLIO BOTELHO DE MEDEIROS
PRESIDENTE DA ALEJURN, COM MANDATO FINALIZANDO EM 18-06-2012.
 ODÚLIO BOTE4LHO E SRA. DEUSE NÓBREGA
 NUBILENE FERNANDES DE OLIVEIRA, EDUARDO ANTONIO GOSSON E ODÚLIO BOTELHO
 AS REVISTAS E AS PLAQUETES
 JURANDYR NAVARRO DA COSTA E CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES
 JEYSA SIMONETTI, AZELMA E DANTE SIMONETTI, JOSÉ ALBUQUERQUE, ORMUZ E DANILO SIMONETTI.
 HOMENS DA JUSTIÇA
 LUZIA QUEIROZ, EVANE MEDEIROS E ARTHÚNIO MAUX
 FRANKLIN JORGE E NÍDIA MESQUITA
 GUTENBERG COSTA, SEVERINO VICENTE, CARLOS GOMES E ODÚLIO BOTELHO
 CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES
 CORONEL ÂNGELO DANTAS E JURANDYR NAVARRO
 O SABOROSO BUFFET
 BUFFET FARTO E VARIADO
 NUBILENE FERNANDES DE OLIVEIRA, LÚCIA HELENA PEREIRA E MARIA RIZOLETE FERNANDES
 ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
 ODÚLIO BOTELHO, DEUSE E PETRUS NÓBREGA - REPRESENTANDO LUCIANO ALVES DA NÓBREGA, GRANDE COLABORADOR DA REVISTA.
 NUBILENE OLIVEIRA E JURANDYR NAVARRO
 CARLOS GOMES, LÚCIA HELENA, ODÚLIO BOTELHO E ANNA MARIA
"A ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE - ALEJURN, nasceu da ideia original de Jurandyr Navarro da Costa, intelectual de reconhecido valor, que convocando alguns colegas de profissão e ligados às letras jurídicas, fez nascer a novel Academia, com fundação em assembleia especial realizada no dia 11 de abril de 2007. A solidificação da Entidade veio paulatinamente com a sua estruturação funcional e estatutária, elegendo-se uma primeira Diretoria, tendo à frente o Procurador Adalberto Targino que lhe deu régua e compasso, disso resultando a criação de 40 cadeiras com a denominação de figuras reconhecidas no mundo jurídico do Estado e consequente convocação de igual número de acadêmicos para o seu primeiro preenchimento. Em uma segunda etapa, a ALEJURN realizou o seu primeiro pleito eleitoral, resultando na eleição do seu idealizador Jurandyr Navarro que foi obrigado a renunciar o seu mandato, com pouco mais de um ano de gestão, haja vista o percalço do falecimento do acadêmico Enélio Lima Petrovich, que obrigou ao nosso então recém eleito presidente assumir o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, assumindo o seu Vice-Presidente, acadêmico Odúlio Botelho Medeiros. A sociedade natalense acompanhou e prestigiou as solenidades de posse solene dos integrantes da nova Academia e esta, por sua vez, organizou programas, metas e projetos, que ao longo desses anos vem realizando a contento, notadamente o Projeto de Resgate da Memória Jurídica Potiguar, palestras técnicas e históricas proferidas por pessoas ilustres convidadas e agora, coroando todo esse trabalho, com a publicação do primeiro número da REVISTA DA ALEJURN. A Revista, que tem como diretor o acadêmico Luciano Alves da Nóbrega, apresenta todo o seu ideário, enumera os integrantes do seu Quadro de Honra, seus Patronos e Acadêmicos, palestras, discursos, artigos e os ensaios a título de Elogio dos Patronos, aqueles que já foram proferidos nas sessões mensais. Ilustrando a publicação, são transcritos alguns dos atos referentes à história da Academia e registrados diversos momentos noticiados pela imprensa potiguar e fotografias de diversos momentos de sua existência, inclusive do falecimento do seu acadêmico Manoel Benício de Melo Sobrinho, não constando o de Enélio Lima Petrovich porque ocorrido após já formatada a Revista e que será objeto de homenagem especial no próximo número. Parabéns aos ilustres confrades por este tento marcado em favor da cultura jurídica do Rio Grande do Norte".

Carlos Roberto de Miranda Gomes.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

EDUARDO GOSSON CONVIDA PARA O CULTO DO 30° DIA EM SUFRÁGIO DA ALMA DO SEU FILHO - FAUSTO GOSSON.

 FAUSTO GOSSON
“Morrer não dói, o que dói é o esquecimento”. 

 O Escritor Eduardo Gosson convida Vossa Senhoria e família para o Culto em Memória do seu amado filho  - 30 DIAS SEM FAUSTO GOSSON - oportunidade em que será prestada uma homenagem por diversos escritores, que recitarão poemas e crônicas. Uma plaquete com o material será entregue aos participantes que confirmarem presença através do e-mail eagosson@gmail.com 
 Local: Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil - Av. Praia de Ponta Negra, 9172 - Rua paralela à Av. Eng. Roberto Freire, duas quadras após a Peixada da Comadre, uma igreja pequena, do mesmo lado, com apenas 60 lugares.
-Outra referência: Rua por trás do Restaurante Camarões velho.

 Data: 26.06.2012 (terça-feira)
 Hora: 19h30

"OLHA PRO CÉU MEU AMOR/ VÊ COMO ELE ESTÁ LINDO".. E EU RECORDO OS FESTEJOS JUNINOS DE CEARÁ-MIRIM, - MAIS ANIMADO E COLORIDO, COMO SE N.SRA. ALI ESTIVESSE COM SEU VESTIDO AZUL E ESTRELAS NOS CABELOS

 O SÃO JOÃO NO VALE VERDE

"Mulé, fale baixim mode os povo num uvirem sinão as veinhas tão c´a fama rim na boca do povo"...
 (Piô e Maroca - contadoras de estórias nos idos de minha infância primeira, no vale verde).

Recordo, com alegria e indescritível emoção, das grandes festas juninas de Ceará-Mirim, preparadas diante da Matriz de N.Sra. da Conceição.
Ainda hoje chego a sentir o cheiro de cravo, canela, do milho cozinhando em grandes latas de querosene. 
Revejo as barracas com as comidas típicas enfeitadas com fileiras de bandeirinhas coloridas e colares de castanhas . 
As bancas das vendedoras de "mangaios", rendeiras tecendo bicos de almofadas de bilros no meio da rua, sanfoneiros, vendedores de grudes de Extremoz., os beijus, cocadas, garrafas de mel de engenho, puxa-puxa, alfinins, pamonhas, canjicas., bolo de milho, pé-de-moleque, tapioca molhada com coco, caldo de cana (hum!!!), rapadura, brotes. O quentão ativando a circulação do povo que não parava de dançar, animadamente! Os folguedos riscando os ares com aqueles sons estridentes, sem os artifícios de hoje - mas essa melodia arribando do chão para o céu, era um som de cidade de interior, principalmente após a execução da banda música abrindo os festejos.
Os dançarinos da cidade e de outros municípios formando as quadrilhas em duas alas: a do cordão azul e a do cordão vermelho. O meu olhar sempre se demorou nas danças, até os dias atuais. Sinto esse fascínio pela beleza da dança, seja qual for a origem, inclusive o forró, que me acende, queima e enaltece com emoção.
Era a oportunidade de duas figuras - Piô e Maroca - que só viviam em casa, sentadas em cadeiras de balanço, na calçada, sarem da toca. E eu, menina, quando as avistava logo gritava: Lá vem Piôooooo e Marocaaaaa"... Elas vinham de mãos dadas, vestidos do mesmo modelo e padronagem,  sandálias rasteiras. Ao me verem suplicavam: "Mulé, im nome do altíssimo, fale baixim mode os povo num uvirem, sinão as veinhas tão c´a fama rim na boca do povo"...
Lembro-me das pessoas se aglomerando, o dobre dos sinos anunciava a missa em homenagem a São João. Festa linda, participativa, festa do povo, das famílias do vale verde, da sanfona de seu "Cíço Preto e seus companheiros de forró", a rabeca do compadre Joaquim Gomes... música era o que não faltava. Dias felizes. Hoje o São João não faz a menor diferença, inclusive conheço as festa de Caruaru - uma beleza - mas, não tem a brejeirice do meu vale, quando Buá (o trem) passava apitando e os passageiros acenando... Saudades dos meus pais, de minha Babá Regina, das músicas, das barracas de comidas típicas, do coce-de-leite, do bolo de milho da neguinha Cicera (cozinheira da nossa casa) que ao avistar uma visita resmungava: Hum! Hum! Tão bem pensando que sou escrava"... E fazia mil maravilhas da gastronomia da época. Saudades dessas saudades... Olho pro céu meu amor! Vejo como ele é bonito! Brilhando numa nuvem de luz, iluminado de estrelas... Cai, cai,balão, aqui na minha mão... A estrelinha estalou no céu de intensa luz Jesus acenou, Maria cantou, o Anjo sorriu! E a terra se vestiu de alegria no São João do vale verde!

terça-feira, 19 de junho de 2012

"CARTA AOS FILHOS", POEMA DE FÉLIX CONTRERAS, DECLAMADO EMOCIONALMENTE POR EDUARDO GOSSON, EM 14-06-2012.


FÉLIX CONTRERAS

CARTA AOS FILHOS
 Félix Contreras (*) 

 Escrevo-lhes, filhos, para que não afastem de mim tão depressa a infância que lhes dei. 
 Preciosos hóspedes de minhas manhãs, venham todos os dias aos recantos paternos de minha alma e às suas esquecidas venturas. 

 Eu, que fui criança agonizando diante da aurora, eu, o filho daquele pai senhor da angústia. 

 Filhos que apartam o sal das feridas, sigam enchendo de alegria este coração de sonhos.

 **************************************************
 (*) Félix Contreras é poeta e jornalista. Nasceu em Pinar Del Rio, Cuba, em 1940. É formado pela Escola de Instrutores de Arte de Havana. Fundador da revista literária El Caimán Barbudo. Autor de diversos livros de poesia e sobre música cubana (Porque tienen filin, Música Cubana, antologia personal). 
 Prevista sua vinda à Natal em agosto vindouro, dentro do calendário de atividades 2012 da UBE-RN, a convite do presidente da entidade, Eduardo Gosson.
Na oportunidade, o escritor cubano ministrará conferência na Academia Norte- Rio - Grandense de Letras, para o nosso deleite.
Em sua visita à Natal, Félix deseja conhecer o vale verde cearamirinense e algumas praias do litoral norte.

PRIMEIRO ARRAIÁ DE JOAQUIMTUR, EM LAGOA NOVA/RN NOS CHALÉS DOS CAJUEIROS.

VAMOS PRO ARRAIÁ DE JOAQUIMTUR?

VAMOS PRO MEU ARRAIÁ?! 
1º ARRAIÁ DA JOAQUMTUR ENTRE AMIGOS, NO CHALÉS DOS CAJUEIROS DE LAGOA NOVA/RN, MUNICÍPIO VIZINHO A CURRAIS NOVOS/RN!


Data: 29 E 30 -06 - às 19: 30hs - Saída da AGAÉ ( ao lado Natal Shopping) com destino a Lagoa Nova/RN Chalé dos Cajueiros). 22hs . Chegada prevista no Arraiá da JOAQUIMTUR com Trio e Sanfoneiro, Chocolate Quente, Buffet de Comida Típicas, Quadrilha Improvissada, Adivinhações e MUITO FORRÓ até o dia Amanhecer! 2º dia(30/06) 08hs - Café da Manhã (incluso); Manhã Livre -Aproveitar o Parque Aquático do Hotel; 13hs -Almoço de Confraternização (incluso); 15hs - Saída do Chalé dos Cajueiros com encerramento dos extras; 19:30hs - Chegada prevista na Cidade do Sol ! Pacote Inclui: Hospedagem com Café da manhã em quarto triplo ou em Chalé com até 05 pessoas da mesma família; Buffet de Comida Típica e Chocolate Quente; Trio de Sanfoneiro e muita animação e FORRÓ até o dia amanhecer! Serviço de bordo (água e refrigerante) ida e volta; ALMOÇO de cortesia com suco natural.
Leve seu traje caipira, o mais original será premiado.
 Preços por Pax: R$ 150,00 à vista ou Ent de R$ 80,00 + CHQ.PRÉ 30 DIAS.

www.joaquimtur.com
 3082 4588/ 8822 2909/ 9908 9227

CONVITE PARA OS AUTÓGRAFOS DE CARLOS GOMES: "O VELHO IMIGRANTE" - IL VECCHIO IMMIGRANTE - NO PRÓXIMO DIA 05-07-2012.

 CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES
O SEBO VERMELHO E A NAVE DA PALAVRA CONVIDAM PARA A NOITE DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO:

"O VELHO IMIGRANTE" -  AUTORIA DE CARLOS GOMES

DATA: 05-07-2012
HORA: 19 HORAS
LOCAL: ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS (RUA MIPIBU, 443 - PETRÓPOLIS).