segunda-feira, 29 de outubro de 2012

V EPE - QUINTO ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES, PROMOVIDO PELA UBE/RN.

DR. EDUARDO ANTONIO GOSSON
PRESIDENTE DA UBE
PRESIDENTE DO V EPE

ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES - V EPE 
29 a 31.10.2012 
 PROGRAMAÇÃO OFICIAL



DATA: 29, 30 e 31 de Outubro de 2012 
 LOCAL: Academia Norte-Rio-Grandense de Letras - ANL 
Rua Mibipu, 443 - Petrópolis - Natal/RN 
 HORA: segunda (Abertura) às 18h com o lançamento da antologia literária: "Presença da Mulher na Literatura Potiguar"
Segnda-feira: 29-10-2012 - 19h - Sessão Solene
 Terça-feira: 30-10-2012 DE 09h às 20h 
Quarta-feira: 31-12-2012 - 09h às 20h

DESENVOLVIMENTO DA PROGRAMAÇÃO

 Segunda-feira, 29.10.2012: 18h - Lançamento da Antologia "Presença da Mulher na Literatura do Rio Grande do Norte" Organizada por Zelma Furtado e Kacianni Ferreira.
 19h - Abertura Solene (Eduardo Gosson- Presidente da UBE/RN) 
.homenagem ao Escritor Otto de Brito Guerra - Centenário com a entrega do Diploma de Sócio Honorário da UBE/RN (in memoriam). 
. homenagem à Escritora de livros infantis Nati Cortez - 98 anos  -com a entrega do Diploma de Sócio Honorário da UBE/RN ( in memoriam) e da Resolução nº 02/2012. 
 .homenagem ao Escritor José Bartolomeu Correia de Melo com a entrega entrega do Diploma de Sócio Honorário (in memoriam) 
 . homenagem ao grupo de teatro Clowns de Shakspeare pelos relevantes serviços prestados à cultura com a entrega de uma Placa. 
 20h30 - Mestiçagem étnica e cultural da América Latina em Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Márquez. Tributo de homenagem (Profª Selma Calasans Rodrigues - UFRJ) 

 Terça-feira, 30.10.2012: 09h - A obra de Cascudo e sua Dimensão Universal (Procuradora Anna Maria Cascudo Barreto, Prof. Diógenes da Cunha Lima e o Escritor André Salles) Moderadora: Daliana Cascudo (LUDOVICUS) 
 10h30 - Literatura Infantil Potiguar: Realidade e Perspectivas (Flauzineide Moura Machado, Juliano Freire de Souza e Salizete Freire Soares) Moderador: Prof.José de Castro (UBE/RN) 
 15h - A Escritura de Bartolomeu Correia de Melo no Contexto Potiguar (Prof. Tarcísio Gurgel, Escritor Nelson Patriota e Escritor Manoel Onofre Jr) Moderador: Escritor Lívio Alves de Oliveira 16h30 - A Literatura de Julio Cortázar (Profª Valdenides Dias)
 18h - lançamentos e relançamentos: - livros do Plano Editorial da UBE/RN 2012 (relançamentos) - lançamentos de autores potiguares - lançamento do livro Carta ao Presidente do escritor e jornalista Carlos Souza (UBE-BA) - Sarau com o grupo Poesia Potiguar & Cia (Currais Novos-RN) Quarta-feira, 31.10.2012 9h - Leis de incentivos fiscais Djalma Maranhão (municipal) x Câmara Cascudo (estadual): recentes alterações Advogada Camila Cascudo Barreto Maurício (Presidente da FUNCARTE) e Profª Isaura Rosado Maia (Sec.de Cultura/FJA) Moderador: Francisco Alves Sobrinho (UBE/RN) 10h30 - 1º Fórum Potiguar do Livro e da Leitura: (Os Planos Estadual e Municipal de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas) (Profª Vandilma Oliveira (SEMEC), Profª Betania Ramalho(SEEC) e Prof. Walter Fonseca(SME) Moderador: Prof ª Claudia Santa Rosa (IDE) 15h - Centenário do Escritor Otto de Brito Guerra (Prof. Marcos Guerra)
 16h30 - Misticismo e Esoterismo em Fernando Pessoa (Prof. Carlos Morais dos Santos - Portugal)
 18h - Concerto para violão (Prof. Alexandre Atmarama - EMUFRN) .Bachianas (Heitor Vila Lobos) Brasileirinho - Hino Nacional

 Outras informações: através do e-mail: eagosson@gmail.com Organização: União Brasileira de Escritores - UBE/RN site: www.ubern.org.br Blog: blogubern.blogspot.com.br V 

LUIZ GONZAGA IN CONCERT - DIA 04-11-2012 - TEATRO ALBERTO MARANHÃO.

 
HOMENAGEM AO REI DO BAIÃO PELO CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO.
CURRÍCULO DOS ARTISTAS
CHICO ACARI
CARLINHOS ZENS
MARIA DE AGOSTO

LUIZ GONZAGA IN CONCERT

DATA: 04-11-2012
HORA: 20 H
LOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃO
INGRESSOS: ÓTICAS DINIZ DO MIDWAY MALL E NA BILHETERIA DO TAM.


OBS: PARA LER O CURRÍCULO OS ARTISTAS, É SÓ CLICAR NA FOTO.

domingo, 28 de outubro de 2012

A LOJA FRIKOTES - BIJUTERIAS E ACESSÓRIOS - DO MIDWAY MAL, COM SUA BELÍSSIMA COLEÇÃO VERÃO. HOJE A UBE/RN RECEBEU DOIS BELOS BRINDES PARA SORTEIO NO V EPE. VALEU!!!

COM ATENDIMENTO NOTA DEZ, QUE JÁ É UMA REFERÊNCIA, AS MENINAS DA FRIKOTES SE ESMERAM NA ARTE DE BEM RECEBER. NINGUÉM CONSEGUE ENTRAR NA LOJA E SAIR DE MÃOS VAZIAS.
MUITAS NOVIDADES PRA ESTE VERÃO, TANTO EM DOURADO, PRATEADO, ZIRCÔNIA E MUITO COLORIDO.
AS VITRINES DA FRIKOTES ESTÃO LINDAS, NOVOS DESIGNERS, CORES BERRANTES, PEÇAS EXUBERANTES.
MUITO DOURADO
 
PULSEIRAS, BRINCOS, CORRENTES
 
A LOJA QUE TODA MULHER SONHA, E ESTÁ BEM ALI, NO ANDAR TÉRREO DO MIDWAY MALL!
AZUL, AMARELO VERMELHO, VERDE...ALGUMAS DAS CORES DAS NOVAS TENDÊNCIAS DO VERÃO.
MUITO VERMELHO, CORAL, LARANJA!!!

sábado, 27 de outubro de 2012

RODRIGO LOUREIRO - MENINO BOM, CARISMÁTICO E SUA FEIJOADA NO PIRÂMIDE, QUE JUNTOU SEUS MELHORES AFETOS, NESTE SÁBADO, 27-10.

 
O SUGESTIVO BOLO DO ANIVERSÁRIO E OUTROS FESTEJOS DE RODRIGO LOUREIRO, DIFERENTE DE TUDO QUE JÁ VI, CLARO, É DO CAKE DESIGNER ROBINSON CÂMARA. QUE BELEZA!!!
RODRIGO, DONO DE EXCELENTE ORATÓRIA, NÃO DISPENSOU OS SEUS MELHORES AGRADECIMENTOS. EDUCADO COMO ELE SABE SER, ATENCIOSO, PRESTOU HOMENAGEM À SUA LINDA MÃE - VÂNIA PINHEIRO - AFINAL, RODRIGO LOUREIRO SABE SER MUITAS COISAS E CARREGAR NA ALMA E NO CORAÇÃO, A AFEIÇÃO E O CARINHO DE TODOS.
O ANIVERSARIANTE ENTRE OS SEUS MAIORES AMORES: A MÃE E A AVÓ ALÉM DE OUTROS FAMILIARES NA HORA DOS PARABÉNS!
 
UMA MESA ANIMADA: RITINHA GURGEL, SANDRA ELALI (MÃE DA LINDA DEUSA - O SABIÁ DO BRASIL), LIANE (A MINEIRINHA DE JUIZ DE FORA) E IGOR (A FILHA RAFAELA TAMBÉM ESTAVA COM O AMOR, A FOTO PERDEU-SE), NUBILENE FERNANDES DE OLIVEIRA (MÃE DO DR. VLADIMIR OLIVEIRA FORMIGA, ASSESSOR DIRETO DO MINISTRO DA PESCA EM BRASÍLIA) E O AMIGO QUERIDO - PÚBLIO JOSÉ.

LÚCIA HELENA, PÚBLIO JOSÉ E A LINDA NEGA SIMONE SILVA.
O MESTRE TOINHO SILVEIRA QUE BEM SABE PRESTIGIAR OS COLEGAS E TODOS OS EVENTOS AOS QUAIS É CONVIDADO.
LÚCIA HELENA, LANE CARDOSO E NUBILENE OLIVEIRA (CANTORAS)
 
O MAIOR SORRISO DO BRASIL NO MEU ABRAÇO DE CARINHO
OS PARABÉNS COM OS FAMILIARES
NUBILENE, LÚCIA HELENA, EMÍLIA E HELENA ASFORA, SANDRA ELALI, LIANE E IGOR, RITINHA..
ACOMPANHADA DO BIG CONJUNTO MUSICAL, LANE CARDOSO DÁ UMA CANJA E A FESTA FICA AINDA MAIS ANIMADA.
 
LIANE E IGOR RIBEIRO DANTAS - CASAL QUERIDO.
 
EU E A MIMOSA BLONDE, SEMPRE QUERIDA.
RODRIGO, PARECIA UM MENINO, O SORRISO TATUADO EM SEUS LÁBIOS, A ALEGRIA BRINCANDO
E MINHA QUERIDA AMIGA VÂNIA PINHEIRO, MÃE DO ANIVERSARIANTE, ATRAVESSOU O SALÃO PARA ME TRAZER SEU BEIJO E SEU ABRAÇO!
PARABÉNS E MUITAS ALEGRIAS
AMAURY JÚNIOR ENTRE AS LINDAS!

NUBILENE, RITINHA, PÚBLIO E LANE

LUIZ GONZAGA IN CONCERT - DO CLÁSSICO AO POPULAR, DIA 04-11-2012, NO TAM.

DO CLÁSSICO AO POPULAR
ARTISTA: CHICO ACARI
ARTISTA CARLINHOS ZENS
ARTISTA - MARIA DE AGOSTO VARELA (SOPRANO)

 DE LUIZ GONZAGA A VILLA-LOBOS, PASSANDO POR CHICO ACARI, CARLOS ZENS, MARIA DE AGOSTO VARELA E PATATIVA DO ASSARÉ!!!

 NORDESTE, SUDESTE, BRASIL!!! 
 Heloisa Menezes, Dorlândia Paiva Dorneles, Larissa Azevedo, Emusc Santa Cecília, Elizabeth Sachi Kanzaki, José Savio Oliveira Araujo, Luciana Rocha,Ana Lúcia Carneiro, Lucia Cavalcante Viana, Luciane Pedro Monteiro e demais apreciadores da música brasileira.

DATA: 04-11-2011
HORA: 20H
LOCAL: TEATRO ALBERTO MARANHÃO

INGRESSOS: ÓTICAS DINIZ DO MIDWAY MALL (30,00) OU NA BILHETERIA DO TAM.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DOR INCOMUNICÁVEL - JORNALISTA E ESCRITOR PÚBLIO JOSÉ.



 A dor, principalmente a interior, aquela que fere a alma e dilacera o espírito, atinge as pessoas de todas as classes sociais, em qualquer tempo, em qualquer lugar. Dela ninguém escapa. Independentemente da posição social que ocupe, do poder aquisitivo alcançado, bem como do poderio político conquistado. A dor maltrata, subjuga, humilha, fragiliza qualquer um. É uma companheira indesejável no contexto de nossa existência. E, por maior que seja o esforço para não tê-la diante de si, ela está sempre presente, senhora absoluta do tempo, pairando soberana sobre os rumos da vida. Qualquer que seja a direção, ela está lá, planando sobre os fatos, feito carcará voando sobre a presa. Ricos e pobres a rejeitam; doutos e analfabetos tentam de todas as formas desviar-se dela; na cidade, no campo, a todo custo, todos querem se ver livres de sua companhia. Você, você mesmo, o que faria para se livrar da dor? Não é preciso ser doutor no assunto para saber que existem vários tipos de dor. A dor física resultante de um acidente, de uma trombada com um obstáculo qualquer. A dor da decepção de outrem, de alguém próximo, de um amigo bem chegado, de um familiar.... Todas machucam bastante. Mas a dor mais dolorosa, mais intensa é aquela cujo autor é você - contra você mesmo. É uma ocorrência incomunicável pela sua própria natureza. Porque, para anunciá-la, você terá de se desnudar diante de alguém, expondo suas fraquezas e abrindo espaços interiores a outras pessoas. Espaços para os quais, até então, você só dava acesso a você mesmo. A mágoa de você contra você mesmo é incomunicável - pela sua própria essência. É essa qualidade, portanto, que faz dela uma experiência única e extremamente dolorosa. Se a dor incomunicável é contada a alguém fere; se continua intocada no interior fere mais ainda, pelo peso, pela amargura e pelas conseqüências que começa a gerar – inexoravelmente. Quem carrega tal fardo (e quem não tem um para carregar?) enfrenta problemas terríveis, difíceis até de admitir a si próprio. Primeiramente, as culpas interiores lhe obrigam a se colocar na posição de acusador e réu ao mesmo tempo. Quando outros lhe acusam as saídas existem: um pedido formal de desculpas, o perdão, a retratação. Mas quando você ocupa o tribunal de sua mente na qualidade de promotor e culpado, qual a saída? Para quem apelar? Em segundo lugar, a dor incomunicável destrói a sua qualidade de vida. A tristeza, a amargura, a solidão passam a ser companheiras inseparáveis de sua existência. O convívio com os outros torna-se uma experiência difícil de suportar. A alegria de terceiros machuca, dói. Sem perceber você fenece, murcha. O tempo passa, a vida desfila diante de você, mas nada mais lhe interessa. Às vezes você até se indaga: haverá uma saída? Terei chance algum dia de arrancar essa chaga de dentro de mim? Afinal, o que fazer? A partir de um determinado momento, tornando seu sofrimento ainda mais introspectivo, a dor incomunicável passa a lhe sugerir um desejo de morte. O suicídio, então, passa a ser considerado. O fascínio por uma solução final toma conta de sua mente. E agora, a quem se dirigir? Eis o dilema maior. Quem me ouvirá? Quem terá compaixão de mim? Quem entenderá meus motivos, minhas razões? Num momento assim quanto você pagaria para encontrar a paz? Para voltar a viver e restabelecer seu equilíbrio interior? Entre os homens será muito difícil ter prontas as respostas que você tanto busca e a paz que você tanto almeja. Para um problema assim, só um interlocutor de primeira linha. Pronto a lhe ouvir - e com poder para lhe aliviar. Seu nome? Jesus. Jesus Cristo - o Filho de Deus. Afinal, foi Ele mesmo quem nos garantiu, segundo Mt. 11.28: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”. É lamentável, mas as pessoas normalmente esquecem da existência de Jesus e da capacidade extraordinária que Ele tem de propor soluções. De retirar de seus ombros a cruz que você carrega e de sarar a chaga que tanto lhe corrói a alma e o espírito. Para tanto, basta conversar com Ele. E, assim, suplantar a dor e torná-la inapta a infernizar sua vida. Pense. Só uma boa conversa basta. Só.

(publiojose@gmail.com)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

NO ÚLTIMO DIA 23-10-2012, O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO, VALÉRIO MESQUITA, RFECEBEU, NA BASE AÉREA DE RECIFE/PE, A MEDALHA DO MÉRITO AERONÁUTICO.

VALÉRIO MESQUITA
RECEBENDO A MEDALHA DA  ORDEM DO MÉRITO  AERONÁUTICO
A BASE AÉREA DE RECIFE/PE, FOI PALCO DA SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO AERONÁUTICO, AO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, VALÉRIO MESQUITA.

O Presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, Conselheiro Valério Alfredo Mesquita, recebeu dia 23 próximo passado, em solenidade realizada na Base Aérea do Recife/PE, a medalha da “Ordem do Mérito Aeronáutico”, criada pelo Decreto-Lei nº 5.961, de 1º de novembro de 1943. É a mais alta distinção honorífica do Comando da Aeronáutica. A “Ordem do Mérito Aeronáutico” leva a chancela do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito.