quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PROJETO EM HOMENAGEM A GONÇALVES DIAS RECEBE PROPOSTAS ATÉ O DIA 31 DE MARÇO DO CORRENTE. PODEM PARTICIPAR: ESCRITORES, POETAS, PESQUISADORES, PROFESSORES E ESTUDANTES.


SÃO LUÍS - Uma coleção de poesias para Gonçalves Dias: essa é a proposta da confreira Dilercy Aragão Adler, que organiza um Projeto em homenagem a Gonçalves Dias, apresentada dentro do Ciclo de Estudos/Debates sobre a Formação do Maranhão e Fundação de São Luís. A proposta é de que poetas locais e de várias partes do mundo prestem homenagens escrevendo poesias para Gonçalves Dias, além de trabalhos de pesquisa histórica sobre sua vida e obra. A participação é aberta a escritores, poetas, pesquisadores, professores e estudantes universitários, do ensino médio e do ensino fundamental. O projeto em homenagem a Gonçalves Dias recebe as poesias até o dia 31 de março ou até completar mil poemas. Dilercy Aragão explica que a ideia veio do Chile e nasceu por ocasião da comemoração do aniversário de 107 anos do grande poeta Chileno Pablo Neruda, em julho deste ano, quando entre outras atividades foi lançada a antologia “Mil Poemas a Pablo Neruda” organizada por Alfred Asís. Nessa ocasião surgiu a ideia da organização de uma antologia e homenagem dessa natureza para um poeta brasileiro. “Quando retornei ao Brasil surgiu o firme propósito de cumprir a honrosa tarefa. O primeiro desafio centrou-se na escolha do nome, a partir da compreensão da existência de um quantitativo razoável de pessoas dignas dessa homenagem. A preocupação foi dividida com a professora Maria Cícera Nogueira, que prontamente entendeu a responsabilidade da missão, de modo que dessas análises resultou a escolha do nome de Gonçalves Dias, principalmente em razão da grande contribuição do poeta maranhense”, explica. O objetivo é publicar um livro com “Mil Poemas para Gonçalves Dias” e outro livro com Trabalhos Acadêmicos apresentados sobre a vida e obra do poeta. As obras serão lançadas no dia de seu aniversário de nascimento – no dia 10 de agosto - em 2012 e em 2013, quando completa 189 anos e 190 anos, respectivamente, integrando a comemoração dos 400 anos de fundação da cidade de São Luís. Essa homenagem a Gonçalves Dias incluirá também uma série de eventos em São Luís e Caxias, em que estarão envolvidas todas as vertentes da arte, de modo que músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos e artesãos, com produções e produtos temáticos, tenham como inspiração a figura do poeta. Entre as atividades envolvidas estão a organização e lançamento da Antologia “Mil Poemas para Gonçalves Dias”; a convocação aos ocupantes das cadeiras patroneadas por Gonçalves Dias em todas as Academias, Associações e similares, existentes em todo o território nacional; a elaboração de concursos com estudantes dos cursos de Letras das Universidades e Faculdades de São Luís e Caxias, assim como das escolas de Ensino Fundamental e Médio, principalmente aquelas que tem o nome de Gonçalves Dias. Para tal serão realizadas palestras e distribuição de folders sobre o autor em escolas, para sensibilização à criação de poesias em homenagem a Gonçalves Dias; elaboração e apresentação de pesquisas acerca da vida e obra do autor; convocação de artistas plásticos, cênicos, músicos para criarem obras inspiradas no período vivido por Gonçalves Dias; apresentação de concertos e shows com temas de obras do poeta. Normas dos Trabalhos: Antologia “Mil Poemas para Gonçalves Dias” Cada participante poderá apresentar até cinco (cinco) poemas homenageando Gonçalves Dias. Formato A4, times New Roman, tamanho 12, espaço 1,0. O autor deverá enviar adjunto currículo literário resumido, de no máximo seis linhas, em que conste data de nascimento, cidade e país de origem; com foto atualizada. A aceitação se dará na ordem de recebimento da(s) obra(s), até se completarem mil poemas. Um mesmo autor poderá mandar uma poesia, caso queira enviar outra obra posteriormente, dentro do limite de cinco por autor, indicando a referência ao envio anterior. As poesias devem ser enviadas para o email: dilercy@hotmail.com Estudos e Pesquisas Cada autor ou co-autor poderá enviar até dois textos com o máximo de 20 páginas, formato A4, Times New Roman, tamanho 12, espaço 1, incluindo bibliografia e fotos. Ao enviar sua obra, deverá vir acompanhada pequena biografia, junto à respectiva bibliografia produzida, uma foto atualizada, e o motivo de participar da antologia; além cidade e país de origem. A publicação se dará na ordem de recebimento da(s) 
 obra(s). Os trabalhos devem ser enviados para o email: vazleopoldo@hotmail.com

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

HOJE NO MIDWAY, A LOJA FRIKOTES ESTAVA LOTADA. MUITAS NOVIDADES, CORES, BRILHOS E LIQUIDAÇÃO DE 50% NESTE CARNAVAL!

CHARLES E PATRICIA, CHEIOS DE NOVIDADES NESTE CARNAVAL E LIQUIDAÇÃO DE ALGUMAS PEÇAS POR 50%, TUDO NO MAIS FINO GOSTO. NO MIDWAY MALL.
AS VITRINES MARAVILHOSAS
MUITO BRILHO, DOURADO, PRATEADO, LARANJA, VERMELHO AZUL...UMA PROFUSÃO DE CORES E BELO DESIGNER.
 NO SÁBADO, A LOJA AINDA É ABERTA, APROVEITE, COMPRE O SEU BELO ADEREÇO NA FRIKOTES.
O BRILHO QUE SEDUZ!!!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A AMIZADE É UMA PORTA ETERNAMENTE ABERTA. HOJE, UM ENCONTRO DE FELICIDADE E DEDICO ESSE ROSAL DE ALEGRIAS ÀS MINHAS QUERIDAS AMIGAS, EM BATE-PAPO E "RESCUERDOS" NO CAFÉ SÃO BRAZ.

LÚCIA HELENA E SAYONARA MONTENEGRO, MINHA "FILHA" E CONFREIRA DA ACLA, A QUEM MUITO AMO E COM QUEM PRIVEI, NESTE 06-02-2013, TAMBÉM RECORDANDO PEDRO SIMÕES, MAS, VIVENDO O NOSSO MOMENTO ILUMINADO, NO SÃO BRAZ DO MIDWAY ALL.
FLORES, MUITAS FLORES NESTA TARDE DE FEVEREIRO DE 2013.
ESCRITORAS: JEANE E LÚCIA HELENA E A BAILARINA SAYONARA.
UMA ROSA NUM ENCONTRO DE FESTA E ALEGRIA
COM RUTH CIARLINE, IRMÃ DA MINHA FOFA
 NESSA FLOR DELICADA, MEU REENCONTRO COM ESSA PESSOA DO MEU CORAÇÃO E SUAS AMIGAS..
MINHA AMADA AMIGA E ESCRITORA - RÉGIA MARIA PEIXOTO CARVALHO,- QUE MUITO ME ABRAÇOU E BEIJOU (A DE BLUSA LISTRADA) -, COM SUAS AMIGAS MUITO DE ALTO ASTRAL: VITÓRIA RÉGIA CAVALCANTI, ANA LORENZETTI.
MUITAS FLORES PARA FESTEJAR REENCONTROS
REENCONTRO DESSA TURMINHA, CUJA AMIZADE JÁ VAI POR MUITAS DÉCADAS (HUM...MAS COMO SÃO JOVENS E BELAS COM SEUS ASSUNTOS INESGOTÁVEIS, BOAS GARGALHADAS, GRATAS RECORDAÇÕES). SÃO ELAS: SANDRA CORREIA, LÉA BRITO, MARISA MOURA ANA BETH E A FOFA.
QUE DEUS NOS PERMITA UMA VIDA SEMPRE DE PAZ, COM MUITA SINCERIDADE, MUITO AMOR E A FORÇA DE VIVER. BEIJÃO, MINHAS FOFINHAS!!! 

"PATRONOS ESCOLARES" MERECE LUGAR DE DESTAQUE NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES E NAS BIBLIOTECAS EM GERAL.

PATRONOS ESCOLARES
 
GEORGE VERAS

HOJE, POR OPORTUNO, CONCLUÍ A LEITURA DO LIVRO - "PATRONOS ESCOLARES". UM TRABALHO A QUATRO MÃOS: GEORGE VERAS E  MANOEL JÁCOME DE LIMA, ATRAVÉS DE INCANSÁVEL PESQUISA POR ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS VIZINHOS, SISTEMA "BOCA-A-BOCA", POR TELEFONE, EMAILS, PELO GOOGLE, ENFIM, A EMPREITADA TEVE SORTE E ESSES DESBRAVADORES NOS DERAM UMA OBRA LAPIDAR.

A obra, cujo sub-título é da mais alta importância: "Dados biográficos dos patronos de antigos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte", precisa ser lida por sua fidelidade no conteúdo, pela referência aos grandes nomes do passado que deram sua contribuição ao ensino e por reunir cerca de 42 grandes nomes que souberam se virtualizar em suas funções para exemplo aos que se iniciam nos itinerários do SABER e do FAZER!
Os dois pesquisadores aceitaram o desafio em busca da vida e obras dos que deram nomes aos Grupos Escolares do RN, em 280 páginas.
E não pouparam agradecimentos ao gesto solidário daqueles que se empenharam em ajudar com fotos, relatos e tudo o mais que se fez necessário.
O prefácio teve a sensibilidade das palavras de Eduardo Gosson, entusiasta eterno pela literatura do RN e Presidente da UBE/RN. Nas orelhas, o escrínio de ouro do escritor Manoel Onofre Júnior.
Todo o livro é uma visita aos que o tempo guardou e nossa memória exalta, preconizando, para as novas gerações, a valorização daqueles que mereceram os devidos lugares de patronos de GRUPOS ESCOLARES. 
Meus agradecimentos pela citação do meu nome em torno da foto que enviei  a George Veras, do meu trisavô e homenageado no livro - de Manoel Varela do Nascimento - Barão de Ceará-Mirim, de quem me orgulho por ter sido um homem bom, de mente sadia e coração largo. Como ele, muitos outros nomes na constelação desse céu de homenagens: Barão de Mipibu, Alberto Maranhão, Auta de Souza, Almino Afonso, Frei Miguelinho, Otto Guerra, Jerônimo Rosado, Meira e Sá, Nísia Floresta, Pe. João Maria e outros.
  No mais, recomendar que as bibliotecas, escolas e faculdades  possam adotar esse valioso trabalho em prol da cultura, da história e da nossa literatura, amém.

Lúcia Helena Pereira - escritora

**********************************************

Contato: George Veras - UBE(georgeveras@uol.com.br)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MISSA DE SÉTIMO DIA PELA ALMA DE PEDRO SIMÕES NETO.


 MISSA DE SÉTIMO DIA PELA ALMA DE PEDRO SIMÕES NETO, DIA 07-02-2013 - QUINTA-FEIRA.
PEDRO SIMÕES NETO
LOCAL DA MISSA:
IGREJA SANTO AFONSO DE LIGÓRIO, NO CONJUNTO MIRASSOL (RUA PRINCIPAL).
 
HORÁRIO DA MISSA: 19 HORAS
"EM CEARÁ-MIRIM DEIXEI A MINHA FONTE DE BELAS RECORDAÇÕES" - P.S.
 
"ENTRAR NO VALE VERDE É SEMPRE UM GRANDE SORTILÉGIO" P.S.
"A BONDADE É UMA GRAU DE SANTIDADE". P.S.
"...PORQUE EU TRAGO A ESTE VALE, UM CORAÇÃO SEMPRE CHEIO DE AMOR E DE SAUDADE". P.S.
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM SEU ANDOR, NA MATRIZ DE CEARÁ-MIRIM.
 
"A VIDA É SURPREENDENTE, O TEMPO VAI, PASSA E VAMOS ACUMULANDO AFETOS, SAUDADES"...P.S.
"A ALEGRIA PERMITE-NOS A EUFORIA DE UM GOLE DE CERVEJA...SÓ PARA ATIÇAR O ÂNIMO DA GENTE". P.S.
 
E PEDRO SIMÕES VIVEU BONS MOMENTOS EM SUA CHÁCARA - "A QUINTA DOS PIRILAMPOS"!
NO DIA DA INSTALAÇÃO E POSSE DA ACLA - ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES, EM CEARÁ-MIRIM, AGOSTO/2011.
A ACLA TORNOU-SE A SUA SEGUNDA FAMÍLIA!

Missa de sétimo dia POR  Pedro SIMÕES NETO
. Dia: 07.02.2013 (quinta feira)
 Hora: 19:00h
 Local: Igreja Matriz de Santo Afonso Maria de Ligório - Conjunto Mirassol

HOJE APRESENTO AOS MEUS LEITORES E AMIGOS, UMA MARCA DE EXCELENTE QUALIDADE, QUE O EMPRESÁRIO ROBERTO BARRETO SARAIVA NOS DÁ: "CAMISETAS BELO SOL".




É SÓ TELEFONAR E PEDIR O QUE DE MELHOR SE FIZER AO SEU BOM GOSTO. LIGUE, ENTRE NO FACEBOOK DAS CAMISETAS BELO SOL, OS PREÇOS SÃO DA SUA COMODIDADE. 

AGUARDAMOS: 3322 O1O4 E 9630 1808

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O ACERVO DO DN - POR VALÉRIO ALFREDO MESQUITA - ESCRITOR.



Jornal é como gente: nasce e morre. Tudo natural. Só aqui no estado posso enumerar dez ou mais que sucumbiram. O compromisso de um jornal noticioso é com a sociedade. Deve conquistar a credibilidade, o conceito e o respeito dos seus leitores, comprometido com a verdade. Isso o Diário de Natal teve e obteve desde a data de 1939 com os seus pioneiros e os navegadores seguintes até a data do seu falecimento. Todo o Rio Grande do Norte deplorou o encerramento de suas atividades e sente saudade do matutino que detinha nos seus quadros um admirável corpo de redatores, repórteres e jornalistas. Tudo nessa vida é circunstância e não quero nem devo entrar no mérito do “por que fechou?”. Acontece que a essência de qualquer jornal é narrar, informar, a história cotidiana do povo. Todas as manifestações do dia a dia são publicadas nos mínimos detalhes. O jornal conta com mais minúcias a história de um povo, de um município ou de um estado do que os próprios historiadores acadêmicos e oficiais, sem desmerecê-los. Mas, nas páginas de cada matutino ou vespertino estão registrados diariamente fatos e pessoas que constroem a vida social, cultural, científica, política e administrativa. Sem esquecer que ele é fonte natural de pesquisa, de estatística e de estudo dos acontecimentos da cidade, do estado e do país. Do que ocorreu nas ruas, estradas, delegacias, hospitais, instituições, etc., enfim a vida comum do cidadão. O jornal exprime o drama histórico da população com suas comédias e tragédias. E quando se fala em acervo, quer dizer tudo, inclusive, de forma superlativa: a fotografia, a imagem, do que aconteceu, ou quase tudo. Volto ao Diário que deixou de circular, deixando os seus leitores de perto e da distância bastante desapontados. Saiu dos lares e das ruas, não mais que de repente. Os assinantes ficaram surpresos. Era gerido pela sucursal de Recife. Empresa privada, detentora de imóveis e equipamentos da melhor qualidade que imprimiam o jornal. Naturalmente, eles estão disponíveis para serem alienados como bem aprouver a direção regional baseada em Pernambuco. Todavia, o que a sociedade questiona, unicamente, reside no destino do acervo histórico do Diário de Natal desde a sua fundação. É um relicário moral, telúrico, emocional e de potiguarania que somente ao povo do Rio Grande do Norte interessa. Este sim, é um bem inegociável porque é patrimônio cultural da gente. Com esse objetivo, a Academia Norte-Riograndense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o Conselho Estadual de Cultura, irmanaram-se à Assembléia Legislativa e às entidades representativas da classe jornalística para sugerir ao governo do estado, através de sua secretaria de cultura, uma audiência pública, para discutir o assunto e encontrar a solução mais adequada. O Rio Grande do Norte não pode sofrer tamanha perda.

(*) valerio@gmail.com