sábado, 23 de fevereiro de 2013

O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN SEDIOU A SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DO LIVRO: "GUAMARÉ - 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA", DA AUTORIA DE MARIA JANDIR CANDEAS, EM 22-02-2013.


 
O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN EM SOLENIDADE MAGISTRAL, COM "GUAMARÉ - 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA"
A GRANDE OBRA DA PROFESSORA MARIA JANDIR CANDEAS
MARIA JANDIR COM UMA AUTORIDADE DE GUAMARÉ
EXPRESSIVAS PRESENÇAS
PROFº JOÃO FELIPE DA TRINDADE
ESCRITORAS: SIRLIA LIMA E MARIA JANDIR
MARIA JANDIR E FELIPE TRINDADE
 
MARIA JANDIR E SEUS CONVIDADOS
MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO
MESA DE HONRA ENTRE OUTROS ILUSTRES COMPONENTES: ISAURA ROSADO MAIA, JURANDYR NAVARRO E DIONE MARIA CALDAS
 
O BRASÃO DO IHG/RN E O MARCO DE TOUROS
SIMPÁTICAS PRESENÇAS
AMIGOS DA AUTORA

Maria Jandir Candeas lançou, com expressiva repercussão, uma obra lapidar para o município de  "Guamaré 50 anos de emancipação política" (título do livro), 22 de fevereiro de 2013, às 19 h, no Instituto Histórico e Geográfico do RN.
 Na oportunidade, registradas as presenças de autoridades políticas de Guamaré e o primeiro Prefeito daquela cidade, Sr Luiz Virgílio de Brito. Também presentes: a Secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Amélia Rosado Maia, a Diretora do Teatro Alberto Maranhão Dione Maria Caldas Xavier, familiares e amigos da autora que estava muito feliz com a receptividade ao seu livro. O Prefeito de Guamaré adquiriu um grande lote para distribuição em escolas públicas do município, no sentido de levar ao povo de Guamaré a sua histórica política. 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SAUDADE DE PEDRO SIMÕES - CRÔNICA DE PAULO LOPO SARAIVA AO JORNAL DE HOJE.


 
LOGOMARCA DA ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES - ACLA - , CRIADA E FUNDADA POR PEDRO SIMÕES NETO, EM 2011.
 
PEDRO SIMÕES NETO
PAULO LOPO SARAIVA

Joventina Simões Oliveira - Facebook

"Homenagem do amigo Paulo Lopo Saraiva, publicada no Jornal Hoje, edição de 20/03.
 Transcrição na íntegra. Data: 20 fevereiro 2013 - Hora: 18:00 - Por: Portal JH"
****************************************** 

Saudade de Pedro Simões - 
Paulo Lopo Saraiva (*)  

No meu veraneio, na Praia de Búzios, de volta a Natal, recebi, com pesar, a notícia do passamento do inesquecível amigo Pedro Simões. Conheci-o numa das eleições da OAB e,  depois, na UFRN, quando juntos participávamos, como docentes, do Curso de Direito da UFRN. 
A minha amizade com Pedro Simões, sempre alargou-se, pois cada vez que dele me lembrava descobria novas virtudes do seu caráter e da sua personalidade íntegra. Colaborei com ele, em alguns episódios. Certa vez, referiu-se aos meus tempos de acadêmico de Direito, na Escola da Ribeira, quando, em pleno regime militar, frequentava as aulas “fardado”, sem jamais ferir a honorabilidade da convivência com os meus colegas de turma. Anos depois, o saudoso Pedro Simões relata a minha presença no histórico júri popular do Açu, em que, depois de conseguir a absolvição de quatro acusados, 2 mulheres e 2 homens, fui ameaçado pela multidão que me cercava. Lembra ele, nesse episódio, a manifestação do Brigadeiro Eduardo Gomes, em caso idêntico: “Forçado a descer do carro para completar o trajeto até a residência, teria, então, dito ao motorista: “Vamos andar numa marcha moderada, não tão lenta que pareça provocação, nem tão rápida que pareça medo”. E assim, foi abrindo clareira na multidão furiosa.” Pedro era o esteta da palavra escrita e falada. Convencia por princípios e não por normas. Fazia do verbo a sua principal estratégia de argumentação. 
Relembro-o como Pró-Reitor da UFRN, pela sua criatividade e pela sua competência. Na política da OAB/RN, foi um luzeiro, pois sua assessoria inteligente conduzia os candidatos à vitória. 

Pedro foi um exemplo de amigo e Mestre. Soube aliar, com brilho, a sua condição humana ao seu valor intelectual. Fará muita falta à nossa convivência e ao nosso cotidiano. Foi o criador da Academia de Letras de Ceará-Mirim, sua última e valiosa contribuição cultural. Pedro viverá sempre, pois como disse Guimarães Rosa “Não morrem os mortos, que, nos vivos, vivem.” Pedro Simões foi um literato e um concretista. Escreveu a verdade dos seus amigos e enalteceu as belezas de seu Ceará-Mirim. Pedro Simões foi a “patativa” do Vale, o cantor do verde belíssimo daquele encantador recanto potiguar. Agora a jandaia não cantará mais seu nome, como no romance “Iracema”, de José de Alencar. Morre o vate do verde Vale, como morreu a “Virgem dos lábios de Mel”, dos “verdes mares bravios!” 
Pedro Simões escreveu a nossa vida, as nossas lutas e vitórias. Obrigado, amigo. Deus o tenha no céu.
*******************************************

(*) Advogado e professor
 (pauloloposaraiva@hotmail.com)

sábado, 16 de fevereiro de 2013

NA NOITE DE ONTEM, SEXTA (15-02-2013), OS VERANISTAS DA PRAIA DA REDINHA ANTIGA REALIZARAM A SERESTA DE DESPEDIDA. DO VERANEIO.

A IGREJINHA DA REDINHA, TODA ILUMINADA, NA PRAÇA COM O ARVOREDO E OS CASAIS TROCANDO JURAS DE AMOR.
MÁRIO LÚCIO CAVALCANTI
DOMILSON DAMÁSIO
 AS CANTORAS DO RÁDIO"
REGINA, ARLETE E ANÍRIA, UNS AMORES!
MÁRIO LÚCIO E DOMILSON DAMÁSIO
OS MESTRES DOS INSTRUMENTOS
ISIS BRANDÃO MOSTROU TALENTO!!!
IARA BASTOS GARANTIU BOA PARTE DO SHOW DOS SERESTEIROS DA NOITADA DE DESPEDIDA DOS VERANISTAS DA PRAIA DA REDINHA NA NOITE DE ONTEM, 15-02-2013..
OMAR, LÚCIA HELENA E SÔNIA (AMIGA DESDE A HERMES DA FONSECA)
LÚCIA HELENA E IARA BASTOS (IRMÃ DE MINHA AMIGA QUE ESTÁ NO CÉU: IONE BASTOS MESQUITA).
ISMAEL XAVIER, GRAÇA E IRINHA.
ISIS SOLTOU O GOGÓ!!!
MÁRIO LÚCIO CAVALCANTE: MÚSICO, CANTOR E POETA! SERESTEIRO DOS BONS.
A DUPLA PERFEITA: DOMILSON E IARA
NOITE LINDA, MARAVILHOSA!
GRANDE SERESTEIRO!!!
E ASSIM ESSA SERESTA MARCOU O FINAL DO VERANEIO 2013!
LÚCIA HELENA E IARA

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PROJETO EM HOMENAGEM A GONÇALVES DIAS RECEBE PROPOSTAS ATÉ O DIA 31 DE MARÇO DO CORRENTE. PODEM PARTICIPAR: ESCRITORES, POETAS, PESQUISADORES, PROFESSORES E ESTUDANTES.


SÃO LUÍS - Uma coleção de poesias para Gonçalves Dias: essa é a proposta da confreira Dilercy Aragão Adler, que organiza um Projeto em homenagem a Gonçalves Dias, apresentada dentro do Ciclo de Estudos/Debates sobre a Formação do Maranhão e Fundação de São Luís. A proposta é de que poetas locais e de várias partes do mundo prestem homenagens escrevendo poesias para Gonçalves Dias, além de trabalhos de pesquisa histórica sobre sua vida e obra. A participação é aberta a escritores, poetas, pesquisadores, professores e estudantes universitários, do ensino médio e do ensino fundamental. O projeto em homenagem a Gonçalves Dias recebe as poesias até o dia 31 de março ou até completar mil poemas. Dilercy Aragão explica que a ideia veio do Chile e nasceu por ocasião da comemoração do aniversário de 107 anos do grande poeta Chileno Pablo Neruda, em julho deste ano, quando entre outras atividades foi lançada a antologia “Mil Poemas a Pablo Neruda” organizada por Alfred Asís. Nessa ocasião surgiu a ideia da organização de uma antologia e homenagem dessa natureza para um poeta brasileiro. “Quando retornei ao Brasil surgiu o firme propósito de cumprir a honrosa tarefa. O primeiro desafio centrou-se na escolha do nome, a partir da compreensão da existência de um quantitativo razoável de pessoas dignas dessa homenagem. A preocupação foi dividida com a professora Maria Cícera Nogueira, que prontamente entendeu a responsabilidade da missão, de modo que dessas análises resultou a escolha do nome de Gonçalves Dias, principalmente em razão da grande contribuição do poeta maranhense”, explica. O objetivo é publicar um livro com “Mil Poemas para Gonçalves Dias” e outro livro com Trabalhos Acadêmicos apresentados sobre a vida e obra do poeta. As obras serão lançadas no dia de seu aniversário de nascimento – no dia 10 de agosto - em 2012 e em 2013, quando completa 189 anos e 190 anos, respectivamente, integrando a comemoração dos 400 anos de fundação da cidade de São Luís. Essa homenagem a Gonçalves Dias incluirá também uma série de eventos em São Luís e Caxias, em que estarão envolvidas todas as vertentes da arte, de modo que músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos e artesãos, com produções e produtos temáticos, tenham como inspiração a figura do poeta. Entre as atividades envolvidas estão a organização e lançamento da Antologia “Mil Poemas para Gonçalves Dias”; a convocação aos ocupantes das cadeiras patroneadas por Gonçalves Dias em todas as Academias, Associações e similares, existentes em todo o território nacional; a elaboração de concursos com estudantes dos cursos de Letras das Universidades e Faculdades de São Luís e Caxias, assim como das escolas de Ensino Fundamental e Médio, principalmente aquelas que tem o nome de Gonçalves Dias. Para tal serão realizadas palestras e distribuição de folders sobre o autor em escolas, para sensibilização à criação de poesias em homenagem a Gonçalves Dias; elaboração e apresentação de pesquisas acerca da vida e obra do autor; convocação de artistas plásticos, cênicos, músicos para criarem obras inspiradas no período vivido por Gonçalves Dias; apresentação de concertos e shows com temas de obras do poeta. Normas dos Trabalhos: Antologia “Mil Poemas para Gonçalves Dias” Cada participante poderá apresentar até cinco (cinco) poemas homenageando Gonçalves Dias. Formato A4, times New Roman, tamanho 12, espaço 1,0. O autor deverá enviar adjunto currículo literário resumido, de no máximo seis linhas, em que conste data de nascimento, cidade e país de origem; com foto atualizada. A aceitação se dará na ordem de recebimento da(s) obra(s), até se completarem mil poemas. Um mesmo autor poderá mandar uma poesia, caso queira enviar outra obra posteriormente, dentro do limite de cinco por autor, indicando a referência ao envio anterior. As poesias devem ser enviadas para o email: dilercy@hotmail.com Estudos e Pesquisas Cada autor ou co-autor poderá enviar até dois textos com o máximo de 20 páginas, formato A4, Times New Roman, tamanho 12, espaço 1, incluindo bibliografia e fotos. Ao enviar sua obra, deverá vir acompanhada pequena biografia, junto à respectiva bibliografia produzida, uma foto atualizada, e o motivo de participar da antologia; além cidade e país de origem. A publicação se dará na ordem de recebimento da(s) 
 obra(s). Os trabalhos devem ser enviados para o email: vazleopoldo@hotmail.com

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

HOJE NO MIDWAY, A LOJA FRIKOTES ESTAVA LOTADA. MUITAS NOVIDADES, CORES, BRILHOS E LIQUIDAÇÃO DE 50% NESTE CARNAVAL!

CHARLES E PATRICIA, CHEIOS DE NOVIDADES NESTE CARNAVAL E LIQUIDAÇÃO DE ALGUMAS PEÇAS POR 50%, TUDO NO MAIS FINO GOSTO. NO MIDWAY MALL.
AS VITRINES MARAVILHOSAS
MUITO BRILHO, DOURADO, PRATEADO, LARANJA, VERMELHO AZUL...UMA PROFUSÃO DE CORES E BELO DESIGNER.
 NO SÁBADO, A LOJA AINDA É ABERTA, APROVEITE, COMPRE O SEU BELO ADEREÇO NA FRIKOTES.
O BRILHO QUE SEDUZ!!!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A AMIZADE É UMA PORTA ETERNAMENTE ABERTA. HOJE, UM ENCONTRO DE FELICIDADE E DEDICO ESSE ROSAL DE ALEGRIAS ÀS MINHAS QUERIDAS AMIGAS, EM BATE-PAPO E "RESCUERDOS" NO CAFÉ SÃO BRAZ.

LÚCIA HELENA E SAYONARA MONTENEGRO, MINHA "FILHA" E CONFREIRA DA ACLA, A QUEM MUITO AMO E COM QUEM PRIVEI, NESTE 06-02-2013, TAMBÉM RECORDANDO PEDRO SIMÕES, MAS, VIVENDO O NOSSO MOMENTO ILUMINADO, NO SÃO BRAZ DO MIDWAY ALL.
FLORES, MUITAS FLORES NESTA TARDE DE FEVEREIRO DE 2013.
ESCRITORAS: JEANE E LÚCIA HELENA E A BAILARINA SAYONARA.
UMA ROSA NUM ENCONTRO DE FESTA E ALEGRIA
COM RUTH CIARLINE, IRMÃ DA MINHA FOFA
 NESSA FLOR DELICADA, MEU REENCONTRO COM ESSA PESSOA DO MEU CORAÇÃO E SUAS AMIGAS..
MINHA AMADA AMIGA E ESCRITORA - RÉGIA MARIA PEIXOTO CARVALHO,- QUE MUITO ME ABRAÇOU E BEIJOU (A DE BLUSA LISTRADA) -, COM SUAS AMIGAS MUITO DE ALTO ASTRAL: VITÓRIA RÉGIA CAVALCANTI, ANA LORENZETTI.
MUITAS FLORES PARA FESTEJAR REENCONTROS
REENCONTRO DESSA TURMINHA, CUJA AMIZADE JÁ VAI POR MUITAS DÉCADAS (HUM...MAS COMO SÃO JOVENS E BELAS COM SEUS ASSUNTOS INESGOTÁVEIS, BOAS GARGALHADAS, GRATAS RECORDAÇÕES). SÃO ELAS: SANDRA CORREIA, LÉA BRITO, MARISA MOURA ANA BETH E A FOFA.
QUE DEUS NOS PERMITA UMA VIDA SEMPRE DE PAZ, COM MUITA SINCERIDADE, MUITO AMOR E A FORÇA DE VIVER. BEIJÃO, MINHAS FOFINHAS!!! 

"PATRONOS ESCOLARES" MERECE LUGAR DE DESTAQUE NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES E NAS BIBLIOTECAS EM GERAL.

PATRONOS ESCOLARES
 
GEORGE VERAS

HOJE, POR OPORTUNO, CONCLUÍ A LEITURA DO LIVRO - "PATRONOS ESCOLARES". UM TRABALHO A QUATRO MÃOS: GEORGE VERAS E  MANOEL JÁCOME DE LIMA, ATRAVÉS DE INCANSÁVEL PESQUISA POR ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS VIZINHOS, SISTEMA "BOCA-A-BOCA", POR TELEFONE, EMAILS, PELO GOOGLE, ENFIM, A EMPREITADA TEVE SORTE E ESSES DESBRAVADORES NOS DERAM UMA OBRA LAPIDAR.

A obra, cujo sub-título é da mais alta importância: "Dados biográficos dos patronos de antigos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte", precisa ser lida por sua fidelidade no conteúdo, pela referência aos grandes nomes do passado que deram sua contribuição ao ensino e por reunir cerca de 42 grandes nomes que souberam se virtualizar em suas funções para exemplo aos que se iniciam nos itinerários do SABER e do FAZER!
Os dois pesquisadores aceitaram o desafio em busca da vida e obras dos que deram nomes aos Grupos Escolares do RN, em 280 páginas.
E não pouparam agradecimentos ao gesto solidário daqueles que se empenharam em ajudar com fotos, relatos e tudo o mais que se fez necessário.
O prefácio teve a sensibilidade das palavras de Eduardo Gosson, entusiasta eterno pela literatura do RN e Presidente da UBE/RN. Nas orelhas, o escrínio de ouro do escritor Manoel Onofre Júnior.
Todo o livro é uma visita aos que o tempo guardou e nossa memória exalta, preconizando, para as novas gerações, a valorização daqueles que mereceram os devidos lugares de patronos de GRUPOS ESCOLARES. 
Meus agradecimentos pela citação do meu nome em torno da foto que enviei  a George Veras, do meu trisavô e homenageado no livro - de Manoel Varela do Nascimento - Barão de Ceará-Mirim, de quem me orgulho por ter sido um homem bom, de mente sadia e coração largo. Como ele, muitos outros nomes na constelação desse céu de homenagens: Barão de Mipibu, Alberto Maranhão, Auta de Souza, Almino Afonso, Frei Miguelinho, Otto Guerra, Jerônimo Rosado, Meira e Sá, Nísia Floresta, Pe. João Maria e outros.
  No mais, recomendar que as bibliotecas, escolas e faculdades  possam adotar esse valioso trabalho em prol da cultura, da história e da nossa literatura, amém.

Lúcia Helena Pereira - escritora

**********************************************

Contato: George Veras - UBE(georgeveras@uol.com.br)