terça-feira, 4 de junho de 2013

A ALMA DE LICINHA BRANDÃO NUM EMARANHADO LINDO DE CORES E FORMAS. EIS A GRANDE ARTISTA BRASILEIRA QUE CEARÁ-MIRIM EMPRESTOU AO MUNDO.

AS CORES DE LICINHA BRANDÃO

ANA MARIA BRAGA

 
EUZINHA, LINDA DE VIVER!!!
 SEU JOGO DE CENA E CORES
UMA IMPERATRIZ QUE SAIU DO VALE VERDE




 O MUNDO DE LICINHA BRANDÃO


NOSSOS IRMÃOS



CONDESSA SOLANGE E A IMPERATRIZ LICINHA

LICINHA BRANDÃO, A CEARAMIRINENSE QUE SÃO PAULO ADOTOU, JUNTO COM SUAS TELAS, PINÇÉIS E TINTAS, QUE A FIZERAM IMPERATRIZ DA ARTE E DE INSPIRAÇÕES PICASSIANAS.

LICINHA BRANDÃO E SEU MUNDO COLORIDO E DINÂMICO, ONDE A ARTE SE EXPANDE E TRANSBORDA POESIA.
MULHERES DA REALEZA DAS ARTES
 ARTE - EXPRESSÃO DA BELEZA
A IMPERATRIZ RECEBENDO O DIPLOMA
UM MUNDO DE ENCANTAMENTO
LICINHA GRÁVIDA
ROSTO DE MULHER
O MUNDO DE LICINHA BRANDÃO NAS CORES E FORMAS
APENAS UMA FACE!
MULHER RENDEIRA DE ALMOFADAS DE BILRO
A BAILARINA AGRADECE!
COMO NAQUELAS RUAS DE PARIS
PRESENTEANDO O ARTISTA
ÚLTIMO PASSEIO DE KENNEDY E JAQUELINE
UMA NATUREZA QUASE VIVA!
CONTEMPLAÇÃO!!!
A ARTISTA! A IMPERATRIZ DAS ARTES!

COMO EXPLICAR A ARTE? EU A SINTO, MAS NÃO SEI DIZER. E ESSA MENINA DO VALE QUE SEMPRE TEVE PABLO PICASSO COMO SUA INSPIRAÇÃO??? QUERO MOSTRAR, QUERO VÊ-LA NOS GRANDES CENTROS, A EMBAIXATRIZ DA ARTE QUE É MENINA DO CEARÁ-MIRIM: LICINHA BRANDÃO, "A PICASSA BRASILEIRA".

 UM POUQUINHO DA GRANDE OBRA DE LICINHA BRANDÃO. ELA NASCEU EM CEARÁ-MIRIM, MORA EM SÃO PAULO, PERTENCE A MUITAS ENTIDADES ARTÍSTICAS E É EMBAIXATRIZ COM MEDALHA E DIPLOMA DA ARTE.
 SUAS INSPIRAÇÕES
 MEDALHA E DIPLOMA DA ACADEMIA DE ARTES DE SÃO PAULO
ELA COLECIONA TROFÉUS E  DIPLOMAS
 MAIS DIPLOMA!
 GALERIA MATISSE, ONDE ELA EXPÕE SUA BELA ARTE
"RECONHEÇO MINHA PEQUENEZ DIANTE DE DEUS, A QUEM DEVO TODA GLÓRIA E HONRA.DEU-ME ESSE DOM QUE ME FAZ BRILHAR, APRESENTANDO ESSE MUNDO MÁGICO DE CORES E CRIATIVIDADE QUE É EXCLUSIVO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO...ELE SEMPRE ESTÁ AO MEU LADO, DANDO FORÇAS PARA PERSEVERAR MEU MUNDO ARTISTICO. A ARTISTA PICASSSIANA/DELEGADA/EMBAIXADORA/MEMBRO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES E INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DO GRANDE ABC, SOB OS AUSPÍCIOS DA CASA REAL DOS ARAMEUS E AURANITAS, ARTISTAS, INTELECTUAIS DE VÁRIAS PARTES DO PAÍS".EM MARÇO RECEBENDO O TÍTULO DE EMBAIXATRIZ 
AUTO-RETRATO
A MEDALHA
DIPLOMA
A GRANDE ARTISTA
FLORES: CORES DA ALMA DA ARTISTA
A LINDA MULHER!
A EMBAIXATRIZ DAS ARTES

segunda-feira, 3 de junho de 2013

TREMER? POR QUÊ? AUTORIA DO JORNALISTA E PRESIDENTE DO INSTITUTO CORTEZ PEREIRA PÚBLIO JOSÉ.

TREMER? POR QUÊ?
 Públio José 
jornalista (publiojose@gmail.com)

 Um episódio, dia desses, me deixou curioso. Vi alguém tremendo, arfando, nervoso por conta de uma determinada situação, com a qual, graças a Deus, eu não tive nenhum envolvimento. Fui apenas um privilegiado espectador da cena. Daí me dei conta de como é estranho o tremer das pessoas diante de dificuldades, de conflitos, de fortes emoções. Até parece, nessas situações, que o organismo humano age no sentido contrário ao da lógica. Ao invés de nos endurecer psicologicamente, de enrijecer nossa mente diante da necessidade premente do embate; ao invés de impor um rigoroso controle sobre nossas emoções, nos preparando para vencer o inimigo, seja ele qual for, nos põe a tremer, a balbuciar, a perder totalmente o domínio sobre o raciocínio e a tomada de decisões. Então, pensando daqui, pensando dacolá, descobri ser o tremer um companheiro originário e inseparável da ira e do medo. Logicamente, falo do tremer que não está ligado à manifestação de doenças biológicas. Sabe-se de distúrbios neurológicos que levam a pessoa, por mais dócil que seja, a viver tremendo de maneira incontrolável. O tremer que relaciono aqui é o que vem da ira, da raiva, do ódio, do descontrole das emoções, e também do que se origina do medo, da ansiedade, da dúvida, da incerteza. Este é o pavor do desconhecido, do amanhã, dos desafios, e que leva o organismo a sinalizar, de forma clara e visível, que a carga sobre a pessoa passou dos limites - ou, no mínimo, que o problema, na origem de tudo, está mal administrado. O que se conclui é que o tremer é uma sinalização bastante evidente do momento em que o corpo, a estrutura física e psicológica da qual somos dotados, não tem mais como controlar a situação. E vê no fenômeno a única condição de sinalizar que se aproxima a instalação do caos. A conseqüência, no médio e longo prazo, é a chegada da depressão, da covardia, da inoperância ao enfrentamento dos problemas do cotidiano. O tremer que advém do medo corrói as pessoas por dentro, tornando o seu viver insípido, fugidio, carregado de uma desesperança sem fim, cujo desfecho, muitas vezes, é a tentativa da morte através do suicídio. O outro tremer, o que advém da ira, do ódio, tem manifestação passageira, é mais ocasional. Suas conseqüências, no entanto, podem deixar marcas profundas e prejuízos irremediáveis na vida do irado e das pessoas que transitam ao seu redor. Más querenças, agressões, quebradeiras, amizades e relacionamentos desfeitos, cizânias, desuniões, são frutos do descontrole daí advindo. O destino final desses casos deságua nas UTI’s dos hospitais, pelos acidentes cardiovasculares, ou nas delegacias de polícia, pelos homicídios daí decorrentes. O tremer, enfim, não é um bom companheiro. Além de corroer por dentro, demonstra, quando explode exteriormente, a perda do controle da situação - com sua alta taxa de imprevisibilidade. E qual a solução? Receita pronta não existe. Todavia, é salutar evitar a instalação do extremo nas emoções e cultivar companhias e ambientes que não tragam sentimentos de conflito. Segundo a Bíblia, “um abismo puxa outra abismo”, ou seja, um problema acarreta o surgimento de outro problema - de proporções maiores e de conseqüências inimagináveis. A Bíblia também nos exorta a “fugir da aparência do mal”. Ou seja, é melhor evitá-lo do que confrontá-lo. Domínio próprio, outro instrumento poderoso, do qual fomos dotados interiormente para uso em situações de conflito, também se impõe ser exercitado. Com isso, o tremer poderá ser vencido. E vantagem maior: a qualidade de vida continuará a ser preservada.

"VOAR É O SEU DESTINO" - EXPOSIÇÃO DE AVES POR LEILA CUNHA LIMA DE ALMEIDA.




LEILA TINÔCO CUNHA LIMA DE ALMEIDA

EXPOSIÇÃO DE FOTOS TRAZ A BELEZA DE AVES

 As fotografias da potiguar Leila da Cunha Lima, mais que fixar imagens, procuram captar uma atmosfera sentimental, utilizando a luz como poesia. Procuradora do Estado, ela deixa o mundo jurídico, seu ofício diário, para fazer uma incursão pelo universo das aves do Brasil e de outros países na mostra “Voar é o seu Destino”, com lançamento marcado para 06 de junho (quinta-feira), às 18h, na Pinacoteca do Estado do RN (antigo Palácio do Governo). Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até 06 de julho, destacando-se pela maneira como as aves foram fotografadas na sua espontaneidade, além de ser um convite à reflexão e ao olhar perspicaz sobre diversas espécies de aves: “Seres a voar ensinam muita coisa. Ensinam ao olho um uso novo da luz, a ver o, até então, despercebido. Transmitem leveza e beleza. Conferem ao homem transcendência, que é boa a liberdade, que a vida é sonho e nobre a função do azul celeste. De certo modo, voar é também nosso destino”, diz Leila.
 A mostra é um trabalho documental pessoal, com um olhar diferenciado, característico aos amantes da fotografia. “Voar é o seu Destino” será a quarta exposição de Leila da Cunha Lima a partir de viagens, com registros de paisagens naturais. A anterior, “Salve a Amazônia!”, tinha como meta um apelo ecológico para que sejam protegidas e preservadas as belezas da fauna e da flora amazônica. A temática ecológica é natural para ela. “Fazer esse tipo de trabalho abre sua mente para outras questões além do mero turismo”, conclui. O próximo passo da fotógrafa é lançar o livro “Flores que Encantam o Brasil”, com fotos suas e textos do pai, o poeta Diógenes da Cunha Lima. 
SERVIÇO | “VOAR É O SEU DESTINO”, de Leila da Cunha Lima.

  Lançamento: 06 de junho, quinta-feira, às 18h. 
 Local: Pinacoteca do Estado (antigo Palácio do Governo), Natal, RN.