domingo, 15 de setembro de 2013

RICARDO SAN MARTIN LEVA AO TEATRO RIACHUELO, COM ENTRADAS POR APENAS TRINTA REAIS, UMA NOVA TENDÊNCIA NA ARTE MODA POTIGUAR, COM WANESSA CAMARGO ABRINDO O DESFILE DIA 18-09







RICARDO SAN MARTINI

















Mar Del Castro Dragão Fashion Brasil 2013 Ecos do Mangue “Ora água, ora terra. De sua margem vê danças incertas, flores abertas, iscas certas No respirar o mangue se entrelaça, ganha força, ganha raça. Vi crescer desde sua raiz, eu te vi resistir ao sal, E de morro em morro, no balanço do vento o cenário se transforma Areia, mangue, parque. Deságua no mar como o último passo de uma dança ensaiada que percorre uma cidade. Trançava em crochês uma realidade, um ecossistema, um bioma. E assim seguiu, seguia e segue cantando: Na terra nasci, para as águas irei.” A coleção Ecos do mangue é inspirada no Parque do Rio Coco e no mangue que o acompanha até o desaguar no mar. É resultado do programa de saúde ambiental realizado em parceria entre Mar Del Castro e Unimed Fortaleza e tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento humano e sustentável das comunidades de Fortaleza e do Ceará, por meio de ações educativas que estimulam o consumo consciente, o empreendedorismo social e a geração de renda de forma justa e solidária. Em um mix de cores, estampas e estilos que caracterizam o perfil da marca, Mar Del Castro pensa, vive e projeta para um público que quer se diferenciar, seja por composições que fogem do clichê, seja por novas formas, audácia e por que não sensualidade. O rigor nos detalhes, a primazia por sofisticação reforça um produto contemporâneo que invade balneários e resorts ganhando, também, as ruas de um público cosmopolita. As formas são democráticas, com ar de inocência que se vai e que enche a mulher de volúpia e sensualidade. Há variações no shape, que vão desde cortes básicos das sungas e biquínis, aos mais arrojados, com detalhes de bojos estruturados e maiôs elegantes com decotes vertiginosos. Vestidos amplos e esvoaçantes já marcam o estilo de Mar Del Castro. kaftans, bermudas e tops irresistíveis, completam o visual dos homens e mulheres de Mar Del Castro, com um certo ar militar. Destaque para o patchwork de estampas, tecidos planos e artesanais, sempre presente nas coleções. Para os homens, sempre jovens, elegantes e sedutores: shorts curtos, regatas e sungas trabalhados e carregados de identidade. Em tecidos reciclados, algodão e linho, misturas de fibras e com tingimento ecologicamente correto. O artesanato sempre presente: crochês, rendas e trançados de palha. As cores são vibrantes: amarelos, verdes, turquesas, vermelhos e fucsias se misturam nas peças, estampas e patchworks. A renda de bilro e crochê, bordados de richilieu
produzidos nos municípios de Aquiraz, Iguape, Mundaú e Nova Russas. Os tecidos modernos e tecnológicos também marcam presença nos biquínis. Misturas de fibras: algodão com seda, linho com seda e um puro algodão, agora são feitos de reciclados também. O Jersey opaco e as malhas e tecidos planos com fibras naturais e as sarjas proporcionam um efeito sofisticado e moderno ao beach couture da marca. Das dunas da Sapiranga à biodiversidade do mangue toda a sua vida é representada em cores fortes, vibrantes e quentes. Dos tons de areia e dourado misturam-se e transformam-se em vibrantes em tons de azul, verde, vermelho, laranja, amarelo e fucsia. O Branco traz esperança de mudança e transformação.

UMA NOITE DE FADOS EM NATAL, EM 14-09-2013, NA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN. NOITE APOTEÓTICA!

NA COXIA DO AUDITÓRIO DA ESCOLA DE MÚSICA, LIGIA MELO, O FADISTA LUÍS ALCOFORADO E LÚCIA HELENA PEREIRA, APÓS A MAGIA DA APRESENTAÇÃO MAGISTRAL DO GRUPO DE FADOS DE COIMBRA
"PRAXIS NOVA".
NO PALCO, A CONVITE DE LUIS ALCOFORADO, EX-ALUNOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, PORTUGUESES RADICADOS EM NATAL, E PORTUGUESES DE COIMBRA.
LUÍS ALCOFORADO INTERPRETANDO UM FADO DE ZECA AFONSO, ACOMPANHADO DA VIOLA DE CARLOS COSTA, EM SEGUIDA, LUAR DO SERTÃO DE VICENTE CELESTINO. MOMENTO APOTEÓTICO. 
ENTRE OS FADOS, LUÍS ALCOFORADO, ACOMPANHADO DA GUITARRA DE LUÍS BARROSO, INTERCALAVA UMA MÚSICA BRASILEIRA, COMO A EMOÇÃO DE OUVIR E VER DOIS PORTUGUESES INTERPRETANDO  GERALDO VANDRÉ, NUMA DAS SUAS PÉROLAS MUSICAIS: "PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES".
O ABRAÇO DE LUÍS ALCOFORADO COM UMA APAIXONADA POR PORTUGAL E PELO FADO - LUZINETE COSTA DE ARAÚJO. 
 
OS FADISTAS E A MAGIA DA MAIS BELA CANÇÃO DE PORTUGAL - O FADO! 
OS PORTUGUESES LUIS ALCOFORADO E O TRANSMONTADO SILVINO POTÊNCIO E CAMILA. 
LIGIA, LUÍS E LUZINETE. NESTA FOTO, O FADISTA, PROFESSOR DE MAÍSA, FILHA DE LOURDINHA GOUVEIA, QUE MORA EM COIMBRA, SOUBE DA GRANDE AMIZADE DE LÍGIA COM ELAS E FOI UMA ALEGRIA.
 
UMA NOITE EM COIMBRA, NO PALCO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN. 
OS PORTUGUESES: LUÍS ALCOFORADO E SILVINO POTÊNCIO
LÍGIA E O FADISTA LUÍS ALCOFORADO

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

FALECEU, EM RECIFE/PE, LILA MARQUES PEREIRA (93 ANOS), VIÚVA DO JÁ SAUDOSO NILO PEREIRA.

 

"Rever é um verbo de grande força criadora, e para rever nem sempre é preciso voltar; basta não esquecer que é uma maneira de viver e sentir sem distâncias as melhores emoções da vida, aquelas que tem o condão de transformar o tempo "Rever é um verbo  num instante de eternidade". Nilo Pereira - (Escritor Cearamirinense 1969)

E hoje, pelo meu querido primo,  Roberto Marques Pereira,  recebo a notícia do falecimento de sua mãe, Lila Marques Pereira, aos 93 anos, viúva de Nilo Pereira.
Costumo dizer que vamos morrendo aos poucos, com os que morrem, e Lila sempre me causou forte impressão, como a esposa dócil, a mãe múltipla, avó e assim por diante.
Nilo Pereira teve sempre, como as maiores inspirações de sua vida: o Ceará-Mirim (com o amado Verde Nasce), a esposa Lila e os grandes livros. Tão grandes que tornou-se, em vida, um deles, ao ser merecedor do prêmio Machado de Assis, por conjunto de obras.
E Lila foi o seu grande amor, seu porto seguro, sua casa, seu conforto e sua alma gêmea. Que o céu os reencontre num amor de almas e Deus receba em Lila, a mulher cristã, virtuosa, que vai deixando sua casa e sua família por um céu rico de luz.
Vai em paz!

********************************************

Querida prima Lúcia Helena: 

 Ainda tomado de imensa tristeza, comunico o falecimento de minha mãe, Lila Marques Pereira, 93, que, após sofrimento de quase quatro anos, desde então restrita aos limites de uma cama, ganhou, no dia 28-08-2013, por desígnio de Deus, a vida eterna. Ela deixa como legado o exemplo da dignidade, do amor à família, ao meu pai (Nilo, falecido), aos seus seis filhos, além da ternura de uma mãe que de mãe nunca se exauriu. Mamãe deixa, entre os seus filhos, um “mundo de saudade sem igual”. Fraternal abraço Roberto Pereira.

******************************************

 Adeus, mamãe! Roberto Pereira Ex-secretário de Educação e Cultura de Pernambuco robertop@elogica.com.br

 Menino eu fui, menino sou, mamãe, porque você educou todos os seus filhos sob o manto da candura e do amor. Este seu filho, perdendo, nos longes de antigamente, o mundo mágico da infância, nunca deixou que saíssem de si os verdes anos. A criança cresceu no adulto, conservada que foi por seu carinho, o leite da ternura humana. Em 1989, num quase poema, em homenagem ao Dia das Mães, disse-lhe: “O tempo tecendo o homem, / O homem esquecendo o tempo.” Desde então, à maneira de Aznavour, “acariciava o tempo e brincava de viver.” Esquecido do tempo, este, acariciado, me fazia brincar de viver. Era assim, é assim até os dias atuais, mamãe, porque o homem, seu filho, esqueceu o tempo e ainda se entretém no faz de conta de se pensar menino – e menino ainda é! Menino dos meus 10 anos, quando lhe pedi de presente uma bola de futebol de couro, à época chamada de balão de couro, e, qual surpresa, chegado o dia, você veio com um embrulho com a forma esférica, o que me fez gritar: “é o meu balão!” Menino, mamãe, que não esquece as vezes em que foi à cidade, para, na Rua da Imperatriz, na loja Capas Argentinas, comprar botões, os “botões de capa,” para o time de futebol de mesa. Alguns, como um amarelo amarronzado, lindo, foi da sua escolha pessoal. Se doente, mamãe, você comprava sapoti e guaraná Fratelli Vita, além de lápis de cor e um caderno de pintura, possibilitando ao menino um divertimento que fazia diminuir as agruras da doença. Então, adoecer não era padecer, porque você fazia os mimos de mãe amorosa. Quantas vezes você, aos domingos, almoçava, com toda a constelação familiar, na minha casa, deixando transparecer imensa alegria em estar na companhia dos seus entes queridos. Elaine, minha esposa, se esmerava no ato de bem receber. Você, mamãe, tão dócil e tão sensível, dizia: “Elaine parece que foi educada na Sorbonne.” Este um afago da sua índole. O imortal Luís Guimarães, ao regressar à casa paterna, desatara comovidamente a chorar, quando sentira que “Uma ilusão gemia em cada canto, / Chorava em cada canto uma saudade.” Este o meu sentimento ao retornar ao sobrado azul da Rua Bispo Cardoso Ayres, onde a sua imagem tanto se incorpora aos quadrantes daquela casa, casa que hoje mora em mim. Nela também geme, em cada canto, uma saudade, a saudade de você, Lila, minha mãe. O seu legado foi o da ternura, da paz e do amor. Encantou-se após longo período de doença que lhe deixou tanto tempo presa aos limites de sua cama. Você teve o carinho dos seus filhos, em especial Fátima, morando com você até o último instante, infatigável na dedicação. Adeus, mamãe! Você deixa entre os seus filhos “um mundo de saudade sem igual.”

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

UMA TARDE DE SOLIDARIEDADE. MOMENTOS DE AMOR PROMOVIDOS POR TOINHO SILVEIRA, EM 10-09-2013.

ELE FAZ A VIDA DE MUITOS MAIS FELIZ. ONTEM NÃO FOI DIFERENTE E NÃO ME SURPREENDEU VÊ-LO LANÇAR, JUNTO, COM MIRIAM DE SOUZA, O PROJETO: "INSTITUTO PONTE DA VIDA" QUE NADA MAIS É, DO QUE UNIR QUEM PODE A QUEM PRECISA". PARA TAL FORAM ENTREGUES PASTAS COM MODELOS DE INSCRIÇÃO, PARA QUE POSSAMOS FAZER DOAÇÃO DO QUE JÁ NOS É OBSOLETO, PARA AS CAMADAS MAIS CARENTES, DESDE LIVROS, CADERNOS, SAPATOS, ROUPAS, BOLSAS E TUDO O MAIS QUE JÁ NÃO NECESSITAMOS. A GENTE JUNTA E UM GRUPO TELEFONA E IRÁ EM NOSSA CASA PARA BUSCAR, PELA FICHA QUE TODAS PREENCHEMOS. EIS UM GESTO DE AMOR, CONFORME ELE ABRIU O EVENTO DECLAMANDO CORINTIOS: Corintios 13 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; 10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. 11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
VIVAS A TOINHO SILVEIRA

A FESTA DA SOLIDARIEDADE "PONTE DA VIDA"
 
O AMBIENTE MUITO ELEGANTE
 
MESAS MARAVILHOSAMENTE DECORADAS
                                     
GENTILEZA GERA GENTILEZA
GRUPO ANIMADÍSSIMO
ÂNGELA GUERRA FONSECA -DIRETORA DA ED -, ADRIANA TINÔCO E LÚCIA HELENA PEREIRA
 
TOINHO E A NETA PRIMOGÊNITA MARIA CLARA
TOINHO ABRINDO O EVENTO E FALANDO DE AMOR
   
LÚCIA HELENA, MARIA CLARA E FRANKLIN JORGE
 
NOSSA QUERIDA MIRIAM DÁ EXPLICAÇÕES SOBRE O INSTITUTO PONTE DA VIDA, QUE É UMA FORMA DE SE UNIR EM PROL DE QUEM PRECISA, NA DOAÇÃO DE OBJETOS OBSOLETOS ÀS CAMADAS MAIS CARENTES.
MÁRCIA DANTAS, ANA TEREZA E OUTRA QUERIDA
 
DENISE PEREIRA GASPAR, LÚCIA HELENA PEREIRA E FRANKLIN JORGE - CONTERRÂNEOS DO VALE VERDE.
CERCADO DE CARINHO

GOSTOSURAS
NO LIQUID LOUNGE BELOS AMBIENTES
MÁRCIA DANTAS E MAIS UMA QUERIDA DE TOINHO
MARIA CLARA E ANGELA
TOINHO SILVEIRA E MIRIAM DE SOUZA
MAÍLIA E LARISSA
PRISCILA E MIRIAM
TOINHO E SUA COLEÇÃO DE AMIGAS
TOINHO E SANDRA ELALI
TOINHO, MARIZINHA E DENISE
ÂNGELA E ADRIANA
UM LUGAR CHAMADO CARINHO
CADA AMBIENTE MAIS BONITO
AS PRIMAS: DENISE E LÚCIA HELENA
MIRIAM DE SOUZA E LÚCIA HELENA
O TRENZINHO DA ALERIA
ZÉ LUÍS ACOMPANHADO DO VIOLINO.
MOMENTO EMOCIONAL! 

sábado, 31 de agosto de 2013

AGRADEÇO, EMOCIONADA, O SONETO LINDO QUE O POETA PEDRO GRILO NETO ME DEDICOU.

  
O VALE CEARAMIRINENSE
PEDRO GRILO NETO - ESCRITOR E ARTISTA PLÁSTICO.
LÚCIA HELENA PEREIRA

SONETO DE PEDRO GRILO À LÚCIA HELENA:
RAINHA DO VALE.
  PEDRO GRILO 

MUI APRAZÍVEIS, BUCÓLICAS, 
AFÁVEIS, GRÁCIES, ONÍRICAS,
DENGOSAS, COQUETAS, LÍRICAS, 
BEIJAM-TE, NINFAS EÓLICAS.

 TUA ÚBERE, PUJANÇA,
 DE VERDEJANTE, PRIMOR,
 É EXPRESSADA, A ESPERANÇA,

 CEARÁ-MIRIM, ALTANEIRA, 
 DEIDADE, TERNA, E FACEIRA, 
 DE GESTOS, MUI MAJESTAIS, 

 QUE A FORTUNA, TE EMBALE, 
 CELSA RAINHA, DO VALE,
 DOS VERDES CANAVIAIS.