terça-feira, 25 de março de 2014

ANIVERSÁRIO DE 11 ANOS DO LICEO POÉTICO DE BENIDORM E OUTROS EVENTOS COMO BEM INFORMA O CARTAZ.



Contamos com a sua presença para abrilhantar a nossa festa amanhã.
Saudações poéticas,
Dilercy Adler
Delegada Cultural no Maranhão
__________________________________________

Dois relevantes motivos para comemorar: O aniversário de 11 anos do Liceo poético de Benidorm, dia 15 de março e O dia mundial da poesia, dia 14 de março. Ambos vão ser festejados com muito amor, apreço, e, claro, muita poesia!!! Convite! Compareça!Traga a sua poesia! E vamos compartilhar muita Paz e Bem! Onde? Na casa de Espanha, que abre as suas portas, generosamente, para todos que queiram abrilhantar esse momento. Dia: 26 Hora: 18h Endereço: Rua dos Pintassilgos, nº 9, Ponta do Farol. São Luís-Maranhão. Veja o convite em anexo. Saudações poéticas, Dilercy Adler Delegada Cultural no Maranhão

domingo, 23 de março de 2014

AFINAL, QUEM CUIDARÁ DE MIM! POEMA DE CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES.



AFINAL, QUEM CUIDARÁ DE MIM! 
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes 

 Sou um ancião de 112 anos
E vivo em constantes dificuldades 
Velado por algumas entidades
Que não compensam os tantos abandonos.


 Todos me querem e proclamam o meu valor 
Mas não ofertam o socorro que preciso
Neste caminho fico a mercê do improviso
 Dos que me amam e conduzem o meu andor.


 Ação profunda eu anseio seja notória
 Para salvar o meu corpo de riqueza
 Que meditem com a necessária profundeza 
O destino desta Casa da Memória.


 Chegam a dizer que cheguei ao fim da linha
 Não tenho forças para continuar nova jornada 
Mas não aceito essa fraqueza proclamada
 E , como Fênix, farei da luta a vida minha.

CONVITE PARA OS FESTEJOS DOS 112 ANOS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN, EM 28 - 03 2014.




sábado, 22 de março de 2014

PATRIOTISMO E MODERAÇÃO - CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES.


O Brasil vem assistindo, através dos seus veículos de comunicação, um vasto noticiário pertinente ao fato histórico dos 50 anos do golpe de Estado de 31 de março de 1964. Grupos preconizam a renovação de marchas em louvor ao governo que impôs restrições de direitos por cerca de 21 anos; outros apregoam movimentos de repulsa aos tempos de repressão e, outros ainda, se aproveitam para apontar caminhos de retomada de ideais sufocados ou com um elo partidário de simplesmente continuísmo na vida brasileira. Pronunciamos exacerbados são feitos através de artigos ou discursos inflamados, com conteúdo golpista de esquerda e direita, sem reflexão ou comedimento. Exatamente nesses momentos é que deve prevalecer o patriotismo, a ser exercido através de uma extrema moderação para evitar confrontos desnecessários. Claro que deve existir a liberdade para a difusão de idéias e projetos, mas sem extremar conflitos que não levam a nada. Possuímos uma Constituição Cidadã, que nos oferta todos os mecanismos de manutenção da ordem democrática e os caminhos de um futuro melhor. Afinal o País está mais politizado; sua infra-estrutura econômica modernizou-se; as universidades cresceram na socialização de conhecimentos e tivemos tempo suficiente para meditar a respeito do passado, só nos restando a efetiva consciência cívica para a escolha dos novos governantes, dentre os que provaram ao longo do tempo a sua boa atuação na vida pública. Os acordos e conchavos políticos nem sempre caminham ao encontro dos anseios do povo. Não podemos mais aceitar negociatas que venham refletir no desempenho da vida administrativa. Temos que valorizar agora o nosso voto, exercendo o direito de sufrágio com independência e qualidade, discutindo propostas e sugerindo prioridades nas instâncias a que tivermos acesso. Esperamos que a data que se avizinha seja motivo de uma grande reflexão nacional de forma a restituir aos cidadãos brasileiros a sua confiança em dias melhores, sem violência, com o respeito à lei, abolindo a impunidade e os privilégios; dotando a máquina estatal de todos os meios necessários para o atendimento da coletividade.

domingo, 9 de março de 2014

RESUMO DO ANIVERSÁRIO DE ROSÁRIO CARVALHO, PERSONA GRATA, GENTIL E AFETUOSA COM OS AMIGOS. ELA ANIVERSARIOU EM PLENO CARNAVAL E JANTAMOS NA BELLA NÁPOLES! NO ÚLTIMO SÁBADO-08-03, ELA REUNIU FAMILIARES, AMIGOS, GENTE DA UFRN, DO DOUTORADO, QUE ELA PRESTGIOU COMO ORIENTADORA. OS AMIGOS DAS CAMINHADAS NA PRAIA...ENFIM, UMA LEGIÃO DE AMIGOS. FESTA MARAVILHOSA QUE TERMINOU NO BAR VIZINHO AO MATURI, . EMENDANDO COM O TOM MAIOR!


ROSÁRIO - A QUERIDA ANIVERSARIANTE JUNTO ÀS ORQUÍDEAS QUE LHE PRESENTEARAM .
SEMPRE MEIGA E ALEGRE,  PARTICIPANDO DAS FOTOS!
 
ENQUANTO ACENDIAM AS VELAS, ROSÁRIO DANÇAVA!
 
"CHEGOU A HORA DE APAGAR AS VELINHAS", SOB O OLHAR ATENTO DE JULIANO, FUTURO GENRO DE MAGNÓLIA.
O CARINHO DA LINDA FILHA MARIANA
ROSÁRIO LADEADA PELOS "SOBRINHOS DO CORAÇÃO": JULIANO (MÚSICO DA UFRN) E ELIZA FONSECA, FILHA DE MAG E JOÃO LÚCIO FONSECA ) IN MEMÓRIA).
AMIGAS QUE SE REENCONTRARAM ONTEM: MAG E JULIANA!
 
ROSÁRIO E OS AMIGOS DAS CAMINHADAS E BONS MERGULHOS NA PRAIA: PAULO JOÃO E NILZA.
MARIANA COMANDANDO A MESA DOS JOVENS
MOMENTOS FELIZES
ENTRE AMIGAS MUI QUERIDAS
A MESA NÃO TINHA FIM
SÓ AMIGAS QUERIDAS
HAJA AMIGOS. O "NOIVINHO" QUERIDO!
MOMENTOS FELIZES
ROSÁRIO E JULIANA
ANIVERSARIANTE PRESTIGIADA
 
ROSÁRIO E SUA ÓTIMA FESTA
PRESENTES E AS ORQUIDEAS
 
ROSÁRIO E A FILHOTA MARIANA
ELAS BOMBARAM NA DANÇA
 GRUPO ANIMADÍSSIMO
OS FOFOS QUERIDOS
 
EITA, O PORTO SEGURO DE NOIVINHA E ANA 
A FOFA, ROSÁRIO, PAULO E NILZA
MAG FONSECA, TÃO SERENA!
ROSÁRIO, MAG E ANA!
 
AS ANIMADAS MENINAS
 
MESA GRANDE PARA GRANDES AM GOS
EITA, A TORTA DELICIOSA
A PIAUIENSE QUE NATAL ADOTOU COM TODO AMOR
MAG E NILZA
VIVAS PARA A MULHER BRASILEIRA!!!


O MATURI SERVIU SALGADOS, ESCONDIDINHO, QUIBE, BOLINHO DE BACALHAU, PAÇOCA E MUITAS OUTRAS DELÍCIAS.
ANIVERSÁRIO NOTA MIL.

A
TORTA DE DAGUIA!!!

sexta-feira, 7 de março de 2014

O PRESIDENTE DA UBE/RN CONVIDA PARA OS AUTÓGRAFOS DE DIULINDA GARCIA, EM SEU QUARTO LIVRO, INTITULADO: "RASCUNHO", DIA 12-03-2014, NO BUFFET RENATA MOTTA, ÀS 19 HORAS.





DIULINDA GARCIA


No livro Rascunho, Diulinda Garcia surpreende o leitor percorrendo os caminhos da prosa e o faz usando a palavra de uma forma consciente dotada das melhores ferramentas para a construção de uma prosa sem costuras inconsequentes avançando rumo à poesia. Nessa viagem entre a prosa e o verso, a autora passeia com o olhar atento ao cotidiano, mas sem se afastar de seu universo existencial, nos conduzindo a lugares inesquecíveis, ora questionadora, ora contemplativa e reverente frente "à Catedral de Notre-Dame", "artisticamente motivada pelas ladeiras de Montmartre" ou frente a frente com o seu profundo rio em uma viagem imaginária, onde o poema se constrói em parceria com a palavra, a emoção e o sentir expressos com fluência e autêntica delicadeza. Percebe-se neste livro, as inquietações de quem procura no solo fértil da vida,entre verões e ventanias, a matéria prima necessária à feitura de sua trama poética, se evidenciando a busca permanente pela palavra exata, verdadeiro artesanato, onde o verso livre, espontâneo e visceral, volta e meia pede espaço para imprimir uma mensagem, expor, denunciar e chamar a atenção para determinadas situações sociais. Como diz o poema "Exclusos": Se incluem numa vida sem bússola / nos guetos sem portas / que indiquem a saída / entre o lixo e o luxo / comem o pão amassado / pelo tal mundo cão / que deserda e exclui. Em RASCUNHO, a autora às vezes escapa à razão viajando na multiplicidade de seu universo, adentrando nos seus mistérios sem submeter-se à regras e formas, compondo versos livres, de efetiva proficiência poética, sublinhados pelo lirismo e pela concisão sem esquecer de "rir pro céu e regar flores com gotas de riso e de amor".

terça-feira, 4 de março de 2014

TORNANDO VÍVIDO O VIVIDO - POR DEILERCY ADLER.

DILERCY ADELER
TORNANDO VÍVIDO O VIVIDO

 O Jornal “Sem Fronteiras” faz jus ao nome com o qual foi batizado há um ano. Por isso tem muito a comemorar! De fato neste ano de trabalho foram derrubadas as fronteiras nacionais, que não são pequenas, considerando a dimensão territorial do Brasil, que é um país continental e, além disso, fez-se e faz-se presente em outros continentes. Como tem derrubado fronteiras em seu existir e faz isso com elegância, beleza, criatividade e verdade através de suas várias sessões divulgando eventos, encontros, impressões, contos e muita poesia e ainda lindas fotos de pessoas e lugares. Devemos lembrar sempre que, o que não é registrado em palavra e/ou imagem termina por “viver” um tempo efêmero e não se firma na memória e na história da humanidade. Esse é o papel importante de um jornal, entre outras formas de registros existentes, imortalizar o momento vivido... Assim o “Sem Fronteiras” além de romper as fronteiras físicas, geográficas, políticas rompe a mais difícil e, talvez a mais importante, que é a fronteira do tempo, a fronteira do esquecimento para tornar vívido o vivido. No ano passado, tivemos o grande prazer de contar com a grande contribuição do Jornal “Sem Fronteiras” na cobertura do Projeto “Mil poemas para Gonçalves Dias”, de 09 a 14 de agosto, que incluiu várias atividades culturais, além do lançamento das Antologias, em três cidades do Maranhão, São Luís, Caxias e Guimarães. Entre as atividades culturais foi criada a Academia Ludovicense de Letras-ALL e o Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães. E nada escapou ao olhar atento da equipe do “Sem Fronteiras” que veio prestigiar o evento na terra de Gonçalves Dias, o que neste momento agradeço, em nome de todas as outras instituições envolvidas. Parabenizo assim, toda a equipe deste Jornal, neste seu aniversário, em nome da sua Diretora Geral, Dyandreia Portugal, desejando muito sucesso nos trabalhos que virão em muitos e muitos anos de existência, por este mundo afora.... e, claro, derrubando fronteiras... muitas fronteiras!!!! PARABÉNS!!!! Dilercy Aragão Adler Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil-SCLB Vice Presidente da Academia Ludovicense de Letras- ALL Membro do Instituto Histórico do Maranhão-IHGM Delega do Liceo Poético de Benidorm- España, no Maranhão Embaixadora no Maranhão do Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix Suisse / France.