ANNA REGO
CANTAI, SIM! CANTAI LOUVORES Á TERRA AMADA!
UMA VIAGEM SENTIMENTAL E TELÚRICA.
É a proposta dos primos: Lúcia Helena Pereira e Rui Pereira Júnior (Ruisinho), Vice-Prefeito do vale verde do Ceará-Mirim, ao primo CELSO ANTUNES DE OLIVEIRA.
Tudo começou com um telefonema, na última 5ª feira, dia 15 de maio. Lúcia Helena atendeu e, do outro lado, uma voz emocionada: "Lúcia Helena, que emoção, eu te achei"!
Assim, CELSO ANTUNES DE OLIVEIRA, filho de Admo Antunes de Oliveira (e Joaninha Petla Oliveira), neto do Dr. Ezequiel Antunes de Oliveira (irmão de Madalena Antunes, Juvenal e Etelvina ), contou, com alegria e emoção, a descoberta do e-mil e telefone da prima.
Como nunca veio à Natal e Ceará-Mirim, ele fazia uma intensa pesquisa sobre a cidadezinha dos Três Reis Magos no Google de Natal (depois em sites, blogs, etc.). Assim descobriu, numa área de cultura e literatura, um artigo sobre Juvenal Antunes, escrito por Lúcia Helena Pereira. Pronto, o curitibano achava o caminho do "reino" amado do seu avô.
Após informar sua chegada à Natal, dia 22 (quinta-feira) e os muitos minutos de recordações, desligou com saudação carinhosa!
Lúcia Helena fez logo contato com os primos Ruisinho (Rui Pereira Júnior) e Ignez Antunes Lemos dos Santos. De imediato, Ruisinho disponibilizou-se para proporcionar passeios ao primo Celso Antunes e sua esposa Ana.
Uma viagem andando pelo coração do tempo: o vale -com sua paisagem esmeraldina- o mercado, a praça Onofre Soares, o solar Antunes (sede da prefeitura municipal de Ceará-Mirim), a matriz de N.Sra. da Conceição, a praça Barão de Ceará-Mirim, o Oiteiro, Verde-Nasce, Mucuripe...até Muriú, onde Ruizinho e Leíze recepcionarão os primos, naquela casa de esquina - a esquina azul do mar de Muriú!
Lúcia Helena e Ruisinho lamentam que Uruquinha (Denise Pereira Gaspar), sempre atenciosa com os Antunes, os Ribeira e os Pereira, não possa participar dessa viagem sentimental, afinal, sua viagem foi um pouco mais longe, para Miami / EUA, onde costuma passar vários dias, em seu apartamnento, bem de frente à verdadeira Miami Beach.
Mas, se aqui estivesse, desdobrar-se-ia para que Celso Antunes pudesse ter o melhor. O melhor que Ruisinho e Lúcia Helena farão, pelas mãos invisíveis de Madalena Antunes, Ezequiel , Juvenal, Etelvina, Abel Antunes Pereira, Ruy Antunes Pereira, Vicente Ignácio Pereira, Maria Antonieta Pereira Varela, Joana D´Arc Pereira do Couto, Roberto Pereira Varela, Nilo de Oliveira Pereira, Ferdinando Pereira do Couto e outros tantos amantes do legado cultural, histórico, social, político e literário dos ANTUNES!
CANTAI, SIM! CANTAI LOUVORES A SUA TERRA AMADA, como cantamos ao vale do Ceará-Mirim, nossa paisagem de infância, nosso poema de amor e saudade, nossa vitrine preciosa de puras e ricas memórias.
Ceará-Mirim, poema de verde resplendente, dos canaviais ondulantes, das praças, da gente simples, das casas, dos sobrados, dos cambiteiros cantando suas melodias ao final de cada jornada! Ceará-Mirim do engenho Oiteiro, Mucuripe, Verde-Nasce, Guaporé!
Ceará-Mirim de pura beleza, de saudades de saudades, de poetas e romancistas.
Sim, Ceará-Mirim, mais um filho de teu filho vem te ver. Canta com ele. Chora e faz o verde requebrar-se nas palmas das lindas palmeiras... Faz o vale encantar-se, mergulhar nas límpidas águas azuis do teu rio e na escuridão e mistério das águas dos teus olheiros, à beira das estradas.
Oh! Terra de sedução! Teu nome é P O E S I A!
AGORA, ANNA FOI PARA O CÉU EM BUSCA DE NOVO VALE, ENQUANTO CELSO PEDE AO DEUS TODO PODEROSO QUE PROTEJO SUA AMADA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário