A neta de Lila Pereira, viúva do escritor Nilo Pereira, Cristiana Pereira Bentzen (*), escreveu um texto muito elogiado e que foi lido ontem, durante a missa de trigésimo dia de sua saudosa avó, Lila, que passo a transcrever:
"À Minha avó:
Escrever este texto não foi fácil. Não meramente pela escrita, mas pelo turbilhão de sentimentos e de lembranças que me vinham à cabeça. Lembrar de você, é pensar em pureza, em dedicação, em amor, em beleza. É lembrar do azul dos teus olhos, do teu rosto bonito, ainda com traços marcantes daquela menina loirinha do cabelo escorrido.
Quisera eu ter horas para falar de você, vó Lila-Pereira. A matriarca Lila Pereira. Menina esta que vovô Nilo convidou pra dividir uma linda história de amor e companheirismo.
Saudade da tua vaidade, dos conjuntos bem passados, das tuas unhas feitas e do cabelo sempre arrumado. Ai que saudade da tua doce voz! Saudade da mesa farta, cheia, nos almoços dominicais.
O que nos conforta, é que pudemos dividir momentos lindos ao teu lado. Afinal, com você, todos nós aprendemos a ser pessoas melhores e mais fortes.
Hoje fica essa saudade. E a saudade, é o amor que fica em nós …”
*****************************************************
(*) Neta do saudoso escritor cearamirinense - Nilo de Oliveira Pereira, que ao sair do vale e se instalar no Recife, onde conquistou grande espaço nos meios culturais, sociais e políticos, ali encontrou sua esposa amada que lhe deu seis filhos.
Não me fez surpresa uma neta escritora, Nilo e Lila deixaram Roberto, Eliana, Geraldo (e deve ter mais) e agora Cristiane, provando, no gênero epistolar, um bem de raiz.
Que coisa linda!
A prima Lúcia Helena Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário