segunda-feira, 13 de maio de 2013

REALIZOU-SE HOJE, 13-05-2013, A ABERTURA OFICIAL DA SEMANA DOS MUSEUS, COM PALESTRA PROFERIDA POR MARCELO DANTAS, SOBRE MUSEU E TECNOLOGIA E ASSINATURA DO CONTRATO CELEBRADO ENTRE O GOVERNO DO RN PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS MUSEÓGRAFOS DO MEMORIAL CÂMARA CASCUDO.


A EXMA. GOVERNADORA, DRA. ROSALBA CIARLINE ASSINANDO O CONTRATO ACIMA REFERIDO.
DRA. ROSALBA CIARLINE
ISAURA ROSADO MAIA - SEC. EXTRAORDINÁRIA DE CULTURA ASSINANDO O CONTRATO.
MARCELO DANTAS, ASSINANDO O CONTRATO
FRANKLIN JORGE, DIRETOR DA PINACOTECA DO ESTADO, ASSINANDO O CONTRATO
FRANKLIN JORGE - GRANDE DIRETOR DA PINACOTECA
ASSINATURAS
ISAURA ROSADO, A GOVERNADORA, MARCELO DANTAS (MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA) ENTRE OS MEMBROS DA EQUIPE PALUANA, EM NATAL, ONDE REALIZAM ESTUDO PARA MONTAGEM DE UM PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO FORTE DOS REIS MAGOS.
ISAURA ROSADO MAIA E MARCELO DANTAS QUE NOS DEIXOU FASCINADOS COM SUA PALESTRA
ISAURA E UM DOS MEMBROS DA PALUANA
UMA TARDE ITERATIVA NA ABERTURA DA SEMANA DOS MUSEUS.
LÚCIA HELENA, MARCELO DANTAS E SUZANA JÁCOME GALVÃO
SUZANA E LÚCIA HELENA
DALIANA CASCUDO (DIRETORA DO MEMORIAL CÂMARA CASCUDO), MARCELO DANTAS E ANNA MARIA CASCUDO BARRETO (DIRETORA DO LUDOVICUS).
LÚCIA HELENA E A DRA. ROSALBA CIARLINE
MEMBROS DA PALUANA - PROJETO PARA O FORTE DOS REIS MAGOS
PERSONALIDADES NA ABERTURA DA SEMANA DOS MUSEUS.
LÚCIA HELENA, MARCELO DANTAS E SUZANA GALVÃO
MARCELO E A ESCRITORA SUZANA
A GOVERNADORA CONVERSA COM OS VISITANTES
ESCRITORES: LÚCIA HELENA E FRANKLIN JORGE
ASSINATURAS
FRANKLIN JORGE ASSINA TESTEMUNHANDO A CELEBRAÇÃO DO CONTRATO
REGENTE DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO RN - PADRE PEDRO FERREIRA ENCERRANDO A SOLENIDADE. EM SEGUIDA FOI SERVIDO UM DELICIOSO COQUETEL. 
REGENTE PEDRO FERREIRA
DUAS GRANDES MULHERES: ISAURA ROSADO MAIA E DIONE CALDAS XAVIER. 

SOBRE O PALESTRANTE

Marcello Dantas (Rio de Janeiro, 1967), é um diretor artístico, ator e curador brasileiro. 
Estudou Direito em Brasilia, história da Arte em Florença e graduou-se em Filme e Televisão na New York University, com pós graduação em telecomunicação interativa pela mesma instituição. Atuou como produtor, designer e curador em diversos projetos. Como curador no Brasil, foi responsável pelos shows de Bill Viola, Gary Hill, Jenny Holzer, Shirin Neshat, Tunga, Laura Vinci, Angelo Venosa e Arthur Omar. Como produtor, elaborou exposições de como 50 Years of TV and More, Anos Luz (Light Years - 100 years of Cinema), Me, Getulio; CineCaverna (A Travel through Brazilian Pre-History), Resonâncias de Brasil entre outros, dirigiu óperas como Peter Greenaway and La Fura dels Baus. 
Seu currículo apresenta documentários expostos na Bienalle Internationale du Film Sur L'Art - Centre Georges Pompidou em Paris, FestRio, e International Film & TV Festival de Nova Iorque, SEGD (Society for Environmental Graphic Design), Clube de diretores de artes de Nova Iorque (Art Director’s Club of New York) e IDEA award.1 No Brasil criou a companhia Magnetoscópio,  uma produtora de filmes e eventos culturais, especializado em convergências artísticas de história e tecnologia.  Em 15 anos de carreira, acumulou mais de 35 exposições e 12 documentários. Atuou como diretor artístico do Museu da Língua Portuguesa entre 2001 e 2006. Em 2006 inaugurou a estação Pelé em Berlin. Em 2007, inaugurou pela CCBB no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, uma exposição sobre comunicação, e em Porto Alegre pelo grupo Grupo RBS. Em 2008 Dantas criou uma exposição na OCA sobre bossa-nova chamada Bossa na Oca com patrocínio do Banco Itaú.
 ****************************************************
 "Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo, Brasil no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo um orçamento de cerca de 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros). O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa". O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua".

Nenhum comentário:

Postar um comentário