quinta-feira, 14 de junho de 2012

PRIMEIRO NÚMERO DA REVISTA DA ALEJURN - ARTIGO DA AUTORIA DO DR. CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES.

DR. CARLOS GOMES

PRIMEIRO NÚMERO DA REVISTA DA ALEJURN
 Carlos Roberto de Miranda Gomes (*) 

 A ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE -ALEJURN, nasceu da idéia original de Jurandyr Navarro da Costa, intelectual de reconhecido valor, que convocando alguns colegas de profissão e ligados às letras jurídicas, fez nascer a novel Academia, com fundação em assembléia especial realizada no dia 11 de abril de 2007. A solidificação da Entidade veio paulatinamente com a sua estruturação funcional e estatutária, elegendo-se uma primeira Diretoria, tendo à frente o Procurador Adalberto Targino que lhe deu régua e compasso, disso resultando a criação de 40 cadeiras com a denominação de figuras reconhecidas no mundo jurídico do Estado e consequente convocação de igual número de acadêmicos para o seu primeiro preenchimento. Em uma segunda etapa, a ALEJURN realizou o seu primeiro pleito eleitoral, resultando na eleição do seu idealizador Jurandyr Navarro que foi obrigado a renunciar o seu mandato, com pouco mais de um ano de gestão, haja vista o percalço do falecimento do acadêmico Enélio Lima Petrovich, que obrigou ao nosso então recém eleito presidente assumir o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, assumindo o seu Vice-Presidente, acadêmico Odúlio Botelho Medeiros. A sociedade natalense acompanhou e prestigiou as solenidades de posse solene dos integrantes da nova Academia e esta, por sua vez, organizou programas, metas e projetos, que ao longo desses anos vem realizando a contento, notadamente o Projeto de Resgate da Memória Jurídica Potiguar, palestras técnicas e históricas proferidas por pessoas ilustres convidadas e agora, coroando todo esse trabalho, com a publicação do primeiro número da REVISTA DA ALEJURN. A Revista, que tem como diretor o acadêmico Luciano Alves da Nóbrega, apresenta todo o seu ideário, enumera os integrantes do seu Quadro de Honra, seus Patronos e Acadêmicos, palestras, discursos, artigos e os ensaios a título de Elogio dos Patronos, aqueles que já foram proferidos nas sessões mensais. Ilustrando a publicação, são transcritos alguns dos atos referentes à história da Academia e registrados diversos momentos noticiados pela imprensa potiguar e fotografias de diversos momentos de sua existência, inclusive do falecimento do seu acadêmico Manoel Benício de Melo Sobrinho, não constando o de Enélio Lima Petrovich porque ocorrido após já formatada a Revista e que será objeto de homenagem especial no próximo número. Parabéns aos ilustres confrades por este tento marcado em favor da cultura jurídica do Rio Grande do Norte.

 (*) Advogado e escritor


Nota: Lançamento da Revista neste 14-06-2012, às 19:h na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

4 comentários:

  1. Parabens! aos afilhados, que com muita sabedoria fizeram a devida homenagem aos seus padrinhos. A revista esta sem falhas! Parabens tambem para o seu atual presidente, meu querido e inesquecivel Odulio Botelho.

    ResponderExcluir
  2. A minha admiracao, a essa poetiza amiga Lucia Helena, que e sem duvida a maior divulgadora desses eventos, culturais potiguar.

    ResponderExcluir
  3. De parabéns todos os que fazem a ALEJURN com ênfase na administração
    do Dr. Odúlio Botelho
    Eduardo Gosson

    ResponderExcluir
  4. Foi tudo perfeito, nesse lancamento. Aguardamos os proximos volumes que com certeza repetirao o sucesso. Parabens a todos.

    ResponderExcluir