segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"A PRAIA DE PIPA DO TEMPO DOS MEUS AVÓS" - LIVRO DE ORMUZ BARBALHO SIMONETTI, COM AUTÓGRAFOS EM 25 E 26 -10-2012.

ORMUZ BARBALHO SIMONETTI  CONTA AS HISTÓRIAS DA PRAIA DE PIPA, EM TIBAU DO SUL, DO TEMPO DOS SEUS AVÓS!
"A PRAIA DE PIPA DO TEMPO DOS MEUS AVÓS"
DIA 25-10, ÀS 19 HORAS, NA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS, À RUA MIPIBU, 443, PETRÓPOLIS
E NO DIA 26-10, PELA MANHÃ, DE 9 ÀS 12, NA AFABB (ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS DO BANCO DO BRASIL), NA RUA FLORIANO PEIXOTO, 616, CENTRO.

SOBRE O LIVRO

Do meu imaginário vão chegando velhas jangadas com cestos repletos de ciobas, galos, tainhas, espadas, cangulos, xaréus, cação, agulha, carapeba e outros mais que faziam as delícias da gastronomia dos veraneios de Pipa, em tempos mais recuados.

Os antigos frequentadores da praia de PIPA tiveram grandes sensações ao chegarem para os meses de veraneio de outrora. Ali sentiam o cheiro do mar, cheiro da bela safra de caju, a sensualidade da singela dança dos pássaros ao amanhecer - riscando caminhos pela areia molhada da enseada -, a presença das rendeiras de almofadas de bilro e todas as coisas que faziam parte daquele mundo que vivemos na infância e nos acompanham como se os maracás usados pelos nativos, nas suas festas da Igreja, da lua cheia ou dos Santos, continuassem com aqueles sons inconfundíveis, de louvação e alegria, tudo isso aliado aos veranistas que adoravam participar.

É para esse intenso misticismo que eu me volto, sentindo um afã indizível ao ver a capa do livro de Ormuz. Quero dizer e não acho as palavras...saio para a sacada e sinto a brisa fresca da hora: rezo e peço a Deus que dê muita saúde a esse menino, que mesmo crescido, ainda corre nos passos dos avós.
Eis o menino assobiando, entrando pela mata em busca de mangabas ou correndo pela praia, onde os pescadores, com suas longas redes, traziam as iguarias para o preparo de bons pratos.
Sim, eis o menino que volta, comendo brote na beira da praia, degustando sequilhos e raivinhas, ou chegando em casa para sorver o bom café acompanhado de muitas iguarias: cuscus, tapioca, broa de milho, beiju, bolo de fubá, munguzá e outras delícias tão características desse nosso rico e maravilhoso Nordeste! 

SEJA BEM VINDA A PRAIA DE PIPA, PARA O MENU DAS RECORDAÇÕES. SEJA BEM VINDA A LINDA PRAIA QUE VIVE NOS OLHOS E NO CORAÇÃO DESSE GRANDE MEMORIALISTA - ORMUZ SIMONETTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário